O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Solicite o credenciamento de representante de pessoa física para operar no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).
Autorize uma pessoa física (representante) a realizar, em seu nome, operações no Siscomex, administrado pela Receita Federal do Brasil (RFB).
Realize esse credenciamento para permitir que o representante registre declarações, acompanhe processos aduaneiros e consulte informações relacionadas a operações de importação, exportação ou despacho de bagagens desacompanhadas
O Siscomex é o sistema informatizado que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior brasileiro, ou seja, ele concentra informações e procedimentos relacionados a importações e exportações.
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Quem pode utilizar este serviço?
Qualquer pessoa física.
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar credenciamento
A solicitação deve ser feita via processo digital.
Para abrir o processo, acesse o canal abaixo e clique em "Solicitar serviço via processo digital".
Escolha a área “Assuntos Aduaneiros” e, em seguida, o serviço “Acesso a Sistemas Aduaneiros – Dispensados de Habilitação”.
A seguir, junte (inclua) os documentos em arquivos separados e classificados por tipo.
Abra apenas um processo para o requerimento. Documentos sem relação com o serviço ou com requerentes serão rejeitados.
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Requerimento de Credenciamento no Siscomex/Mercante, assinado pelo próprio requerente, digitalmente ou de próprio punho, ou por procurador com poderes para representá-lo nos procedimentos de credenciamento e descredenciamento de usuários dos sistemas de comércio exterior;
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Documento de identificação do signatário, em caso de assinatura manual;
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Caso o requerimento seja assinado por procurador do requerente, ele deverá ser instruído também com o instrumento de outorga de poderes (procuração) e os documentos de identificação do procurador e do requerente;
Credenciamento de Representantes para Bagagem Desacompanhada-
Instrumento de outorga de poderes (procuração) para o despachante aduaneiro a ser credenciado como representante.
Credenciamento Excepcional-
Comprovante do motivo de força maior que justifique a impossibilidade de obter seu certificado digital;
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Comprovante da existência de carga do declarante de mercadorias disponível para registro de declaração de importação ou de exportação;
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Documentação que comprove, para cada pessoa física a ser credenciada, o cumprimento dos requisitos estabelecidos para as funções.
Atualização de dadosObservações-
A assinatura com conta prata ou ouro dispensa a necessidade de juntar documentos de identificação.
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O uso de procuração digital no e-CAC dispensa a necessidade de juntar outra forma de procuração.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Obter o resultado
O resultado da análise do requerimento será informado no processo por meio de despacho e você será avisado por mensagem na sua Caixa Postal.
Para consultar o despacho, acesse o canal abaixo, clique na opção "Processos em que sou o interessado principal".
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato
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Solicitar credenciamento
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 10 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTêm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.
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Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
Dados pessoais tratados por este Serviço
- CPF
- Nome
- RG
- Telefone
Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II- Não é realizado tratamento de dados pessoais sensíveis
Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.
Prazo de retenção para dados pessoaisPrazo indeterminado
Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
Finalidade do tratamentoOs dados são solicitados para verificação da titularidade do requerente e/ou do representante que solicita o serviço.
Previsão legal do tratamentoPortaria Conjunta Coana/Cotec nº 61/2017
Portaria Coana nº 72/2020
Instrução Normativa SRF nº 645/2006
Dados pessoais compartilhados com outras instituiçõesNão é realizado o compartilhamento de dados pessoais.
País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveisNão é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.
Link da política de privacidade/termo de uso do serviçohttps://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/lgpd/termo-de-uso
Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.
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Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço