Com jornada intermitente na lei, previsão é de novos postos de trabalho
Sancionada em julho, a modernização trabalhista adapta a legislação à nova realidade do mercado e cria novas oportunidades aos trabalhadores diante da regulamentação de novas práticas e contratos, como o home office e, em especial, a jornada intermitente de trabalho.
Especialistas ouvidos pelo Portal Brasil apontam que a nova legislação, que entra em vigor em 11 de novembro, vai representar maior formalização dos trabalhadores que passam por períodos de atividade intercalados por períodos de inatividade. Outro resultado será o aumento dos postos de trabalho no País.
Advogado na área trabalhista, o presidente do escritório Maciel, José Alberto Couto Maciel, vê de forma positiva a regulamentação desses novos modelos de trabalho. “Você tem a possibilidade de criar novas oportunidades de trabalho para quem não teria no trabalho comum”, disse.
“Então a empresa tem a possibilidade de contratar por trabalhos que eventualmente apareçam e o empregado que aceitar isso vai ter mais chances de trabalho”, ressaltou, acrescentando, também, que a medida tem o potencial de aumentar a formalização dos trabalhadores que hoje se encontram à margem da legislação trabalhista.
Formalização
Ponto de vista similar tem o diretor jurídico da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Wolnei Ferreira. “Acreditamos que [a regulamentação] será positiva para quem não está formalizado. Esses trabalhadores estavam fora do mercado formal e não tinham seus direitos. Então hoje, com a regulamentação, essas pessoas passam a ter direitos melhores”, afirmou.
Com as novas regras, o trabalhador poderá aceitar oportunidades em outras empresas e ainda com o respaldo legal. Antes, a legislação abria espaço para a criação de vínculo trabalhista mesmo em trabalhos intermitentes ou temporários, de acordo com o jurista.
“O trabalhador poderá se ater a outras empresas, outros contratos de trabalho. Porque ele tem o direito de, se estiver trabalhando em outra empresa, recusar ou aceitar outro trabalho, coberto pela legislação”, reforça.
Trabalho temporário e intermitente
Ponto central da modernização trabalhista, a regulamentação do trabalho intermitente ou temporário vem para dar mais segurança a esses trabalhadores que podem passar por períodos de inatividade, reservando direitos como férias, descanso semanal e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Isso não estava esclarecido na lei anterior e, por vezes, a vinculação a uma empresa por um trabalhador no regime intermitente o impedia de aceitar outros trabalhos.

![]() |
|---|
Novas regras da Lei Trabalhista começam a valer a partir do dia 11 de novembro. Fique por dentro de todas as mudanças para patrões e empregados |
![]() |
CONHEÇA TUDO SOBRE A MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA
|
Fonte: Portal Brasil, com informações da Lei 13.467/17


