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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar serviço de modelagem molecular aplicada ao processamento mineral

Solicitar serviço de modelagem molecular aplicada ao processamento mineral

Info

Ciência e Tecnologia

Assistência Especializada > Calibração, processos e experimentos
Solicitar serviço de modelagem molecular aplicada ao processamento mineral " modelagem molecular" , " simulação de processos minerais" , " otimização de reagentes e separações"
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Última Modificação: 19/11/2025
  • O que é?

    É um serviço técnico-científico especializado que utiliza modelagem molecular, dinâmica molecular e simulações computacionais avançadas para estudar e prever o comportamento de sistemas minerais em escala atômica e molecular.

    No CETEM, esse serviço permite analisar interações entre reagentes, minerais e água, compreender mecanismos de adsorção, prever eficiência de reagentes de flotação, estudar superfícies minerais e otimizar etapas de separação e beneficiamento sem depender exclusivamente de testes experimentais.

    Com isso, o LABMOL oferece suporte a projetos de P&D e inovação.

    Em síntese, trata-se de um serviço que integra ciência computacional e processamento mineral, acelerando o desenvolvimento tecnológico e aumentando a eficiência de processos industriais.

    O acesso está sujeito a contrapartida financeira ou não financeira, de acordo com a política de inovação e o regramento interno do CETEM/MCTI.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas do setor mineral e metalúrgico;

    startups de tecnologia mineral;

    institutos de pesquisa;

    universidades;

    órgãos públicos

    demais entidades que busquem apoio técnico em simulações moleculares para processos minerais.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar o serviço

      Envie solicitação por e-mail com breve descrição da demanda (ex.: “simulação de adsorção de coletor em hematita”, “otimização de reagente de flotação via modelagem molecular”).
      A equipe técnica do LABMOL verifica a viabilidade, disponibilidade de recursos de simulação e infraestrutura computacional necessária.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

        E-mail : 

      jguedes@cetem.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Aceitar a proposta técnico-comercial e a formalizar contratação

      O cliente recebe proposta com metodologia (software, nível de teoria, malha de simulação), cronograma, custos e condições. Após aceite e assinatura ou formalização, o serviço é iniciado.

      Canais de prestação

        Web : 

      Via e-mail disponibilizado pelo LABMOL em resposta à solicitação do serviço.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Aguardar a execução de serviço

      O LABMOL realiza simulações, analisa dados, prepara relatório técnico contendo: metodologia, resultados de simulação, implicações para o processo industrial e recomendações de otimização

      Canais de prestação

        Presencial : 


      Av. Pedro Calmon, 900 - Ilha da Cidade Universitária, 21941-908 - Rio de Janeiro –RJ

      Tempo estimado de espera :  Até 10 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Receber os resultados

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Via e-mail disponibilizado pelo LABMOL em resposta à solicitação do serviço.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    jguedes@cetem.gov.br


    Este é um serviço do(a) Centro de Tecnologia Mineral . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Pesquisa e Desenvolvimento em mineraçãoModelagem molecular em mineraçãoDesenvolvimento mineral
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