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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar habilitação, recadastramento ou renovação de Operador de Transporte Multimodal de Cargas

Solicitar habilitação, recadastramento ou renovação de Operador de Transporte Multimodal de Cargas

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Terrestre > Transporte de Cargas
Solicitar habilitação, recadastramento ou renovação de Operador de Transporte Multimodal de Cargas (OTM)
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 21/10/2025
  • O que é?

    Compreende a solicitação de habilitação como Operador de Transporte Multimodal, recadastramento ou renovação do COTM.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas brasileiras ou estrangeiras que queiram se habilitar.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar habilitação

      Etapa destinada ao cadastro de solicitação de habilitação. Nessa etapa devem ser preenchidas as informações da empresa, de seu representante e, no caso de empresa estrangeira, do Certificado emitido no país de origem, caso possua.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

        Postal : 

      Sede da ANTT

        Presencial : 

      Sede da ANTT

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Contrato ou Estatuto social registrados na junta comercial

      Inscrição para atuação nos termos do Decreto nº 1.563, de 1995
      • Comprovação de patrimônio mínimo em bens ou equipamentos equivalente a 80.000 DES (oitenta mil Direitos Especiais de Saque), ou aval bancário ou seguro de caução equivalente.

      Empresa estrangeira
      • Procuração do representante legal

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber reposta sobre análise da documentação

      Análise da documentação, envio de email para ANTAQ e ANP se manifestarem quanto à habilitação e emissão de parecer. Em caso de indeferimento, o parecer é enviado para o requerente. Em caso de deferimento é emitida a Decisão SUROC de habilitação e encaminhada para ciência da Diretoria e posterior publicação na Imprensa Oficial. Após publicação, é emitido o COTM pela área técnica e enviado para o requerente e Organismos competentes, quando for o caso.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      ctlog@antt.gov.br

        Web : 

      Portal ANTT - Portaria SUROC Acesse o site

        Web : 

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI: Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 45 dia(s) útil(eis)
    3. Realizar recurso, quando for o caso.

      Recursos podem ser feitos a qualquer tempo pelos meios de peticionamento disponíveis.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      ctlog@antt.gov.br

        Web : 

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI: Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Aprovação tácita, quando for o caso.

      Aprovação tácita em até 45 (quarenta e cinco)  dias úteis desde que atendidos os requisitos previstos na Resolução ANTT nº 794, de 2004, e, para empresas que pretendam atuar no âmbito do Mercosul, os requisitos previstos no Decreto nº 1.563, de 1995.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      clog@antt.gov.br

        Web : 

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI: Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para aprovação tácita, contados da apresentação da documentação completa, em até 45 (quarente e cinco) dias corridos, Resolução ANTT 5.908/20, desde que atendidos os requisitos previstos na Resolução ANTT nº 794, de 2004.

    Em caso de atuação no âmbito do Mercosul, o interessado deverá atender, ainda, ao disposto no Decreto nº 1.563, de 1995.

    Ato público nível de Risco III conforme Resolução ANTT 5.908/20.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação de Transporte Multimodal de Cargas e Logística Integrada (CTLOG) - ctlog@antt.gov.br
    Ouvidoria - ouvidoria@antt.gov.br ou telefone 166
    Dúvidas relacionadas às solicitações: (61) 3410-1233


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Terrestres . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Resolução nº 794, de 22 de novembro de 2004

    • Resolução nº 5.908, de 15 de setembro de 2020


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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  • Recadastramento de Veteranos e Pensionistas da Marinha
  • Consultar situação de transportador no RNTRC
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: OTMHABILITAÇÃOCERTIFICADOMULTIMODAL
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