O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
A flotação é um processo de concentração mineral que separa seletivamente partículas com base em diferenças em suas propriedades físico-químicas superficiais. Por meio desse método, é possível aumentar o teor do mineral de interesse no concentrado e reduzir a presença de ganga, viabilizando técnica e economicamente o aproveitamento do minério.
O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) oferece a realização de ensaios de flotação e o desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, permitindo investigar, validar e otimizar rotas de processamento mineral. Esses serviços podem incluir desde estudos preliminares em bancada até testes contínuos em plantas piloto.
O objetivo desse serviço é apoiar empresas, instituições e pesquisadores na obtenção de dados confiáveis, na melhoria do desempenho metalúrgico, na redução de riscos tecnológicos e no desenvolvimento ou aprimoramento de processos que possibilitem a maximização da recuperação e a viabilidade econômica de projetos minero-metalúrgicos.
O CETEM dispõe de diferentes equipamentos e escalas de flotação, adequados às necessidades de pesquisa, desenvolvimento e validação tecnológica:
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Célula de flotação em escala bancada: utilizada em ensaios em batelada, com massa média de aproximadamente 1 kg por ensaio.
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Mini Planta Piloto: composta por banco de 12 células em operação contínua, alimentada entre 5 e 15 kg/h, além de 2 colunas de flotação com capacidades semelhantes.
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Planta Piloto: composta por bancos de 4, 8 ou 12 células em operação contínua, com taxas de alimentação próximas a 50 kg/h, além de 3 colunas de flotação com capacidades entre 10 e 100 kg/h.
A contratação pode ocorrer com contrapartida financeira ou por meio de instrumentos de parceria (convênio, acordo, contrato), conforme política de inovação do CETEM.
O CETEM pode recusar solicitações incompatíveis com:
- Incompatibilidade Técnica: O projeto requer especialidades, técnicas ou tecnologias que não fazem parte do nosso escopo de atuação.
- Falta de Alinhamento Estratégico: A proposta não está aderente à nossa expertise e às nossas competências centrais.
- Capacidade Operacional Limitada: Em períodos de demanda excessiva, priorizamos a qualidade dos projetos em andamento e recusamos novos compromissos para não comprometer os prazos e a excelência do serviço.
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Quem pode utilizar este serviço?
Empresas de mineração e metalurgia
Startups de base mineral
Instituições públicas e privadas
Pesquisadores e grupos de P&D
Cooperativas e empreendimentos minero-industriais
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar o serviço
Envio de e-mail ao setor responsável contendo:
- Demanda técnica
- Tipo de material mineral
- Objetivo do ensaio desenvolvimentista
- Volume de amostras (se houver)
A equipe da COPTM/SEDPI avaliará:
- Capacidade laboratorial
- Disponibilidade de escala piloto
- Necessidade de dados complementares
Se necessário, poderão ser solicitadas informações adicionais para elaboração da proposta técnico-comercial.
Canais de prestação
E-mail :ematiolo@cetem.gov.br ou hcouto@cetem.gov.br
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Aceitar a proposta técnico-comercial e formalizar contratação
Envolve:
- Aceite formal da proposta
- Assinatura do instrumento jurídico aplicável (contrato, acordo, prestação de serviço)
- Comprovação de pagamento ou contrapartida pactuada
Canais de prestação
E-mail :Via e-mail disponibilizado pelo Serviço de Desenvolvimento de Processos Industriais da Coordenação de Processamentos e Tecnologias Minerais em resposta à solicitação do serviço.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Aceite formal do instrumento jurídico
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Aguardar a execução de serviço
O CETEM realiza:
- Ensaios laboratoriais
- Testes em escala piloto
- Avaliação de eficiência e recuperações
- Emissão de relatório técnico conclusivo
Demais atividades podem variar de acordo com o projeto.
Canais de prestação
Presencial :Av. Pedro Calmon, 900 - Ilha da Cidade Universitária, 21941-908 - Rio de Janeiro –RJ
Tempo estimado de espera : Até 10 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Receber os resultados
Entrega do relatório técnico contendo:
- Metodologia aplicada
- Parâmetros e condições operacionais
- Desempenho obtido
- Recomendações de escala industrial
Canais de prestação
E-mail :Via e-mail disponibilizado pelo Serviço de Desenvolvimento de Processos Industriais da Coordenação de Processamentos e Tecnologias Minerais em resposta à solicitação do serviço.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Solicitar o serviço
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoematiolo@cetem.gov.br ou hcouto@cetem.gov.br
Este é um serviço do(a) Centro de Tecnologia Mineral . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço