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Solicitar emissão de certificado de participação em curso ou evento de extensão - UFAL

Info

Educação e Pesquisa

Outras > Certidões e outros documentos
Solicitar emissão de certificado de participação em curso ou evento de extensão - UFAL
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Avaliação: Avaliação não implementada
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 16/10/2025
  • O que é?

    O processo de certificação consiste na emissão de certificado de participação em ações de extensão promovidas por Docentes e Técnicos Administrativos habilitados da Universidade Federal de Alagoas, desde que autorizadas pela Direção da Unidade Acadêmica ao qual são vinculados e pela PROEXC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadão.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Entrar no sistema

      O solicitante deve entrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, por meio do site indicado a seguir.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Indicar informações de acesso

      Indicar usuário e senha para acesso ao sistema SIGAA.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Acessar "meus cursos e serviços"

      Ir para o ícone "meus cursos e serviços" dentro da plataforma SIGAA.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Prencher o período do curso ou evento de extensão

      Indicar em qual período ocorreu a realização da ação (curso ou evento) de extensão.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

      Tempo de duração da etapa

      Até 2 minuto(s)
    5. Baixar o certificado

      Clicar no ícone de download para baixar o arquivo referente ao certificado eletrônico.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 30 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O coordenador da ação de extensão tem o prazo de 30 dias, contados a partir do término da execução da atividade, para enviar o relatório final à Direção da Unidade Acadêmica. Após esse envio, caberá à Direção encaminhar o documento à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), para que a ação seja oficialmente concluída e, assim, os participantes e a equipe organizadora possam receber seus certificados.

    Ressalta-se, contudo, que a emissão dos certificados poderá ocorrer assim que o coordenador registrar a frequência dos participantes no SIGAA, após o encerramento do curso ou evento.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Contato

    Telefone: (82) 3214-1077
    E-mail: sigaaextensaoufal@gmail.com
    Website: http://www.ufal.br/extensao


    Outras informações

    Como o SIGAA tem como princípio o monitoramento independente, cada coordenador é quem pode informar sobre o andamento de sua ação de extensão, sobre a conclusão e emissão da certificação aos participantes.

    No entanto, a PROEXC tem canais disponíveis para também atender aos interessados que precisem de esclarecimentos, dúvidas, reclamações e suporte no acesso ao SIGAA e na emissão de seus certificados, são eles:

    Telefone 3214-1305 (Robson Amorim ou Saron Braga)

    e-mail: sigaaextensaoufal@gmail.com


    Este é um serviço do(a) Universidade Federal de Alagoas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • A certificação por ações de extensão e o SIGAA tem como base legal as portarias UFAL /CONSUNI 65/2014, 163/2014, 650/2015, além da orientação e instruções normativas da PROEX.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Solicitação; Certificado; Extensão.
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