O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O serviço disponibiliza sementes e mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica para projetos de restauração ecológica e educação ambiental no Estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa tem como objetivo apoiar a conservação da natureza, a implantação de sistemas agroflorestais, a restauração de áreas degradadas e outras iniciativas socioambientais no estado.
As sementes e mudas são produzidas pelo Horto Escola da Fiocruz Mata Atlântica e incluem espécies pioneiras, raras, ameaçadas de extinção, frutíferas, medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).
Importante: A disponibilidade de espécies varia conforme a época do ano e as condições climáticas.
-
Quem pode utilizar este serviço?
- Cidadãos
- Órgãos e Entidades Públicas
- Demais Segmentos
Requisitos necessários:
- Desenvolver projetos de restauração ecológica, agroflorestal ou educação ambiental no Estado do Rio de Janeiro.
- Apresentar justificativa do projeto
- Garantir a capacidade de manutenção das mudas por período mínimo de três anos.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Solicitar Doação de Mudas e Sementes
O solicitante deverá encaminhar a documentação necessária por e-mail e a solicitação será analisada.
- Solicitação aprovada: o solicitante receberá por e-mail os documentos necessários juntamente com a listagem atualizada das espécies disponíveis em estoque para escolha.
- Solicitação reprovada: o solicitante será informado por e-mail.
Importante: O interessado é responsável pela veracidade dos dados fornecidos em todas as fases do processo.
Canais de prestação
Web :hortoescola.fma@fiocruz.br
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Justificativa detalhada: Descrição do objetivo do plantio (ex: restauração florestal, educação ambiental, arborização)
- Localização: Endereço ou coordenadas da área que receberá as espécies
Tempo de duração da etapa
Até 5 dia(s) útil(eis) -
Enviar documentação necessária
O solicitante deverá encaminhar toda a documentação solicitada por e-mail.
Canais de prestação
Web :hortoescola.fma@fiocruz.br
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Formulário de Solicitação
- Termo de Responsabilidade, que estabelece o compromisso de envio da localização do plantio
- Envio de fotos comprovando o plantio
- Selecionar as espécies desejadas que estão disponíveis para doação na lista enviada.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Agendar retirada
A retirada deverá ser agendada com, no mínimo, 10 (dez) dias úteis de antecedência.
Caso ocorra algum imprevisto e seja necessário alterar ou cancelar a retirada, o solicitante deverá informar com, no mínimo, 3 (três) dias úteis de antecedência
Atenção! Caso a Fiocruz precise cancelar ou alterar a data da retirada, o solicitante será informado previamente.
Em ambos os casos, poderá ser solicitado o reagendamento por e-mail, sujeito ao prazo mínimo de 10 (dez) dias úteis.
Canais de prestação
Web :hortoescola.fma@fiocruz.br
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Retirar material
- Toda a documentação deve ser apresentada, no momento da retirada, em via impressa e assinada pelo responsável.
- A retirada ocorre exclusivamente no dia e horário agendados.
- O carregamento e o transporte das mudas e/ou sementes é por conta própria do solicitante, mediante autorização de saída emitida pela Fiocruz.
Canais de prestação
Presencial :O solicitante deverá comparecer presencialmente ao Horto Escola Fiocruz Mata Atlântica no dia e horário agendado para retirar o material solicitado.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Termo de Responsabilidade devidamente preenchido e assinado;
- Formulário de Solicitação devidamente preenchido e assinado;
- Autorização de Saída de Material (fornecida pela Fiocruz no momento da retirada).
Custos
-
Transporte das mudas e/ou sementes0
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Solicitar Doação de Mudas e Sementes
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEndereço:Horto Escola no Campus Fiocruz Mata AtlânticaAv. Sampaio Corrêa s/n. - Jacarepaguá - Rio de Janeiro/RJCEP: 22713-560Telefone: (21) 2448.9050E-mail: hortoescola.fma@fiocruz.brSite: https://fiocruz.br/programa%20de%20desenvolvimento%20do%20campus%20fiocruz%20mata%20atlanticaInstagram: https://www.instagram.com/fiocruzmatatlanticaFacebook: https://www.facebook.com/fiocruzmatatlantica
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoSem validade.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço