O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O Serviço de Referência ofertado pelo Laboratório de Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses e outras doenças transmitidas por carrapatos busca realizar a diagnose de potenciais vetores ápteros e pesquisa de microorganismos nesses vetores, apoiando atividades e tomadas de decisões voltadas à investigação de casos, vigilância de ambiente, controle e profilaxia, dada a importância em saúde pública de carrapatos, ácaros, pulgas e piolhos. É credenciado como Serviço de Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses (SVS/MS), Referência Estadual em Acari (SES/RJ) e Serviço de Referência para Carrapatos de Interesse Médico e Veterinário (FIOCRUZ). Tem por prioridade atender às demandas do Sistema Único de Saúde.
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Quem pode utilizar este serviço?
- Cidadãos
- Órgãos e Entidades Públicas
Para fazer uso do serviço, o usuário precisará ter algum conhecimento das técnicas de coleta, embalagem e transporte uma vez que precisa estar bem acondicionados para possibilitar a análise. Os dados da coleta também precisam ser devidamente registrados. Para maiores informações sobre esses procedimentos, solicitar ao Laboratório a forma de transporte e remessa de material biológico.
As amostras devem ser encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, pelas Instituições de saúde públicas ou secretarias de saúde tanto estaduais quanto municipais.
Em casos de surto entrar em contato por e-mail, para verificar como enviar as amostras.
Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço:
- Investigação de casos
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar diagnóstico
Cadastrar a solicitação do exame no sistema REDCap.
Encaminhamento por cidadãos, enviar solicitação por e-mail.
Canais de prestação
Web :Cadastro do exame solicitado no REDCap: Acesse o site
E-mail :Cidadãos: Formalizar a solicitação enviando e-mail para: lirn@ioc.fiocruz.br.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Coletar, embalar e enviar os vetores ápteros (carrapatos, piolhos e pulgas) para análise
A coleta de carrapatos, pulgas e piolhos são atividades de risco para o coletor que se expõe ao vetor. Portanto, recomenda-se a utilização de EPIs: macacão, preferencialmente de cor clara, fechado, com manga comprida e punho fechado; botas de cano alto, preferencialmente de cor clara; e, meias compridas por cima do macacão.
A cada período de meia hora toda a roupa deve ser examinada para verificar a presença de vetor.
Seguir instruções para embalagem e remessa de amostras.
Canais de prestação
Presencial :Solicitado no REDCap:
A amostra deve ser enviada para Central de Recebimento de Amostra (CRA)/INCQS: Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, CEP: 21040-900, Rio de Janeiro/RJ
A CRA funciona 24h para o recebimento de amostras, em esquema de plantão.
As amostras devem ser entregues preferencialmente no início da semana.
Informações sobre entrega do material: (21)3865-5138 ou pelo e-mail: central.amostras@fiocruz.br
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Presencial :Cidadãos: Enviar amostras direto para o laboratório.
Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Avenida Brasil - 4365 /Anexo posterior do pavilhão Lauro Travassos, sala 01 a 10, Manguinhos, CEP: 21040360, Rio de Janeiro/RJ.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casosÓrgãos e Entidades Públicas-
Ficha de encaminhamento de amostras do REDCap impresso
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Oficio do órgão ou entidade pública
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Receber laudo de análise
O resultado dos exames ficará disponível no sistema informatizado de laboratório (REDCap), no prazo estabelecido.
Encaminhamento por cidadãos, os resultados dos exames serão enviados por e-mail.
Canais de prestação
Web :E-mail :O resultado do exame será enviado ao e-mail do solicitante do serviço.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Solicitar diagnóstico
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoO laboratório emite os resultados em até 30 dias corridos, a partir da data de recebimento da amostra no laboratório. Somente em caso de vigilância de ambientes (identificação morfológica dos vetores), o prazo será de 20 dias corridos. Caso haja necessidade de realização de outros ensaios para detecção dos bioagentes, o prazo será estendido.
Observação: Investigação de caso tem prioridade sobre vigilância, dessa forma, dependendo da demanda de investigações de casos, as solicitações de vigilância podem ultrapassar o prazo estimado.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEndereço: Fiocruz/IOC - Pavilhão Lauro Travassos - Avenida Brasil, 4365 (anexo posterior do pavilhão Lauro Travassos, sala 01 a 10), Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ, CEP: 21040360
Telefones: (21) 2562-1340 / (21) 2562-1364
Email: lirn@ioc.fiocruz.br
Site: https://www.ioc.fiocruz.br/referencia/rickehanta
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados.
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
Coleta e transporte de amostras para a investigação de casos e a vigilância de ambiente na Febre Maculosa e outras doenças transmitidas por carrapatos:
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/coleta_e_transporte_de_amostras_para_a_investigacao_de_casos_e_vigilancia_de_ambiente_na_febre_maculosa_e_outras_doencas_transmitidas_por_carrapatos_2_2.pdf
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Guia de vigilância em saúde (5ª edição):
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/guia_de_vigilancia_em_saude_5ed_21nov21_isbn5.pdf
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço