Solicitar capacitação em áreas de atuação do Inmetro, nas modalidades presencial e/ou a distância

Solicitar capacitação em áreas de atuação do Inmetro, nas modalidades presencial e/ou a distância " Capacitação do Inmetro" , " Curso do Inmetro"
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Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

  • O que é?

    As capacitações são de cunho técnico e/ou procedimental, destinados a públicos interessados nos temas da metrologia, da avaliação da conformidade, da acreditação e congêneres. As solicitações podem ser realizadas por unidades principais/organizacionais do Inmetro ou por entes externos. O curso pode ser gratuito ou pago. Ao final da capacitação, espera-se que o participante aplique o conteúdo ministrado em sua prática profissional, gerando impacto positivo ao seu trabalho. Os participantes são certificados por frequência e/ou por aproveitamento.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas, laboratórios, organismos de avaliação da conformidade, órgãos e entidades públicas, instituições de pesquisa e pesquisadores.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Enviar e-mail para o Centro de Capacitação, manifestando interesse em realizar capacitação

      Descrever o tema da capacitação que pretende solicitar ao Inmetro, assim como objetivo, justificativa e dados para contato.

      Canais de prestação

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) útil(eis)
    2. Consultar a resposta do Centro de Capacitação

      Checar a caixa de entrada do e-mail utilizado pelo solicitante, no prazo de 10 dias úteis a partir do envio do e-mail descrito na Etapa 1.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      O mesmo utilizado na etapa 1.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Iniciar a interlocução com o Centro de Capacitação

      Iniciar a interlocução com o Centro de Capacitação, a fim de propiciar o desenvolvimento e/ou a oferta da capacitação solicitada (considerando a hipótese de solicitação ter sido deferida), seguindo as orientações e os procedimentos que serão enviados pelo Centro de Capacitação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      Ente externo público
      • e-mail ou Ofício formalizando essa ação conjunta.

      Ente externo privado
      • e-mail ou documento oficial da área responsável pelo(s) participante(s) da capacitação.

      Órgão delegado da RBMLQ-I
      • e-mail ou Ofício emitido pela Coordenação-Geral da RBMLQ-I do Inmetro, autorizando a realização dessa capacitação.

      Custos

      • Taxa do curso   Depende do curso

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro / Centro de Capacitação – Cicma

      Avenida Nossa Senhora das Graças nº 50, Prédio 32, Bloco D – Xerém – Duque de Caxias/RJ - CEP: 25250-020

      Horário de atendimento: de 9h às 16 h – de 2ª a 6ª-feira

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

        Telefone : 

      +55 (21) 2679 9214 ou +55 (21) 2145 3203 (de 9 h às 16 h – de 2ª a 6ª-feira)

      Tempo estimado de espera Até 15 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para criação de capacitações à distância, deve ser considerada a complexidade do desenvolvimento de cursos nessa modalidade, o que aumentará o prazo da entrega.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: capacitacao@inmetro.gov.br
    Telefone: +55 (21) 2679 9214


    Este é um serviço do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:decreto:2019-08-28;9991


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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