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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter autorização de acesso de pessoas e veículos ao Porto do Rio de Janeiro e Porto de Itaguaí.

Obter autorização de acesso de pessoas e veículos ao Porto do Rio de Janeiro e Porto de Itaguaí.

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Terrestre > Transporte de Cargas
Obter autorização de acesso de pessoas e veículos ao Porto do Rio de Janeiro e Porto de Itaguaí. (SGAD) " Permissão de acesso" , " SGAD"
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Através deste serviço, pessoas físicas e jurídicas que possuem motivação adequada, poderão, mediante cadastro e análise prévia pela Superintendência da Guarda Portuária, obter a autorização para acessar, com ou sem veículo, o Porto do Rio de Janeiro e o Porto de Itaguaí.

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Autoridade Portuária
    • Receita Federal
    • Polícia Federal
    • ANTAQ
    • ANVISA
    • Terminais Arrendatários
    • Ministérios (MAPA, MT, outros)
    • Operadores Portuários arrendatários e não arrendatários
    • Empresas e cooperativa de Transporte Rodoviário de Cargas
    • Transportadores Autônomos de Cargas
    • Agentes Marítimos
    • Praticagem
    • Despachantes e peritos aduaneiros
    • Sindicatos e associações
    • Órgão Gestor de Mão de Obras (OGMO)
    • Prestadores de serviços
    • Visitantes

    Requisitos necessários: motivação adequada e regularidade dos dados e documentos exigidos no cadastro.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Realizar o cadastro no site do SGAD

      Seguir as instruções contidas nos manuais disponíveis para download no link https://www.portosrio.gov.br/pt-br/institucional/guarda-portuaria/sgad. O usuário deve acessar o endereço, preencher o formulário com os dados exigidos e fazer upload da documentação.

       

      Canais de prestação

        Web : 

      Site para a realização do cadastro: https://sgad.portosrio.gov.br/

      Manuais: https://www.portosrio.gov.br/pt-br/institucional/guarda-portuaria/sgad 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar e-mail para o setor de permissão do Porto do Rio de Janeiro: permissao@portosrio.gov.br ou para o setor de permissão do Porto de Itaguaí: uninve.itaguai@portosrio.gov.br

      Whatsapp (21) 998367210; (21) 967223291 – Horário de atendimento de seg a sex das 08:00 às 17:00h 

        E-mail : 

      E-mail do setor de permissão do Porto do Rio de Janeiro: permissao@portosrio.gov.br

      E-mail do setor de permissão do Porto de Itaguaí: uninve.itaguai@portosrio.gov.br

        Telefone : 

      Horário de atendimento, via WhatsApp, de segunda a sexta das 08:00 às 17:00h

      Porto do Rio de Janeiro: (21) 99836-7210 

      Porto de Itaguaí: (21) 96722-3291 

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Os dados e documentos de envio obrigatório para cada tipo de perfil serão informados na página de cadastro e nos manuais de instruções disponíveis para download no endereço eletrônico https://www.portosrio.gov.br/pt-br/institucional/guarda-portuaria/sgad

      Documento específico
      • Cada perfil de usuário necessita de documentações específicas que serão informadas na página de cadastro e nos manuais de instruções disponíveis para download no endereço eletrônico https://www.portosrio.gov.br/pt-br/institucional/guarda-portuaria/sgad 

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 10 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Caso os dados e documentos não estejam de acordo com as informações prestadas nos manuais de instruções, o cadastro retorna para o usuário a fim de que este possa corrigir as pendências. Quando o cadastro retorna para reanálise com as pendências corrigidas entra novamente no início da fila, devendo aguardar novo prazo de até 10 dias úteis.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Horário de atendimento via WhatsApp de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00h.

    Rio de Janeiro: (21) 99836-7210

    Itaguaí:  (21) 96722-3291 

    E-mail do setor de permissão do Porto do Rio de Janeiro: permissao@portosrio.gov.br

    E-mail do setor de permissão do Porto de Itaguaí: uninve.itaguai@portosrio.gov.br


    Este é um serviço do(a) Companhia Docas do Rio de Janeiro . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 5 ano(s)

    Informações adicionais ao tempo de validade

    A validade de cada cadastro é condicionada à validade dos documentos apresentados, bem como à motivação de acesso ao porto.


    Legislação
    • Instrução Normativa DIRPRE/SUPGUA nº 13.001.01 de 2023.

      https://www.portosrio.gov.br/pt-br/institucional/instrumentos-normativos


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    Não há atendimento físico para cadastro no SGAD.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Não há atendimento físico para cadastro no SGAD.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Solicitar a programação de acesso ferroviário ao Porto do Rio de Janeiro.
  • Autorização para consumo de bordo
  • Agendamento rodoviário para acesso ao Porto do Rio de Janeiro - áreas não arrendadas
  • Certificar Operador Portuário
  • Autorização para reparos em embarcações
  • Agendar caminhões – Porto de Itaguaí
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: CadastroSGADPermissão
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