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Solicitar autorização para atividade de mergulho, incluindo as áreas de fundeio, nos Portos Organizados do Estado do Rio de Janeiro

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Instalações Portuárias
Solicitar autorização para atividade de mergulho, incluindo as áreas de fundeio, nos Portos Organizados do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Recorrendo a este serviço o usuário poderá solicitar autorização para as atividades de mergulho em águas abrigadas ou interiores, com a finalidade de: inspeção subaquática em embarcação; inspeção de manutenção de estrutura de cais; pequenos reparos; e resgate de objetos/cargas no leito marinho. Essa autorização não abrange as condições perigosas ou especiais. As solicitações de mergulho que envolvam a realização de serviços em condições especiais e/ou perigosas, serão analisadas, excepcionalmente, pela Autoridade Portuária – SUPSAN (Superintendência de Sustentabilidade do Negócio).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas de mergulho profissional.

    Requisitos necessários: As empresas de mergulho profissional deverão efetuar seu cadastramento prévio no Sistema Eletrônico de Informações – SEI, acesso externo, do Governo Federal.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar documentos

      As empresas de mergulho profissional deverão efetuar seu cadastramento via sistema SEI Externo: https://sei.transportes.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0 

      Após realizar o cadastro, deverão apresentar à (GERIQS) os seguintes documentos, que ficarão disponíveis para consulta.


      Canais de prestação

        E-mail : 

      Enviar a documentação pelo e-mail: geriqs@portosrio.gov.br

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Telefone: (21) 2219-8597/ (21) 2219-8570

      Enviar a documentação para o e-mail:

      geriqs@portosrio.gov.br 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Cópia da FCEM (Ficha de Cadastramento de Empresa de Mergulho) - atestando o cadastramento das empresas de mergulho profissional junto à AMB (Autoridade Marítima Brasileira), com validade de 5 anos.

      • Cópia do CSSM (Certificado de Segurança de Sistema de Mergulho) - documento emitido por organização reconhecida pela DPC (Diretoria de Portos e Costas – Marinha do Brasil – Autoridade Marítima do Brasil), com validade de 5 anos.

      • Cópia da folha de registro de cada mergulhador raso da empresa de mergulho profissional, envolvido na faina.

      • Cópia do LRM (Livro de Registro do Mergulhador) de cada mergulhador raso envolvido na faina.

      • ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) - que serão realizados nas seguintes condições: a) por ocasião da admissão; b) a cada 6 (seis) meses, para todo o pessoal em efetiva atividade de mergulho; c) imediatamente, após acidente ocorrido no desempenho de atividade de mergulho ou moléstia grave; d) após o término de incapacidade temporária; e) em situações especiais, por solicitação do mergulhador ao empregador.

      Tempo de duração da etapa

      Até 3 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 5 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: (21) 2219-8597 / (21) 2219-8570

    e-mail: geriqs@portosrio.gov.br


    Este é um serviço do(a) Companhia Docas do Rio de Janeiro . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 30 dia(s)

    Informações adicionais ao tempo de validade

    O período de realização do serviço / atividade, poderá ser prorrogado, por iguais períodos.


    Legislação
    • NORMAM 15/DPC, 2ª revisão - 2016 - Normas da Autoridade Marítima para Atividades Subaquáticas.

       https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/normam15.pdf 

    • Portaria SEPRT nº 1.359, de 9 de dezembro de 2019 - NR 15 - Norma Regulamentadora sobre Atividades e Operações Insalubres. 

      https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.359-de-9-de-dezembro-de-2019-232663857 


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Autorização para reparos em embarcações
  • Obter credenciamento para execução dos serviços de mergulho na área do Porto Organizado de Santos
  • Programar navios para atracar e desatracar nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói
  • Agendar caminhões – Porto de Itaguaí
  • Solicitar a programação de acesso ferroviário ao Porto do Rio de Janeiro.
  • Sistema de Agendamento Ferroviário - Porto de Itaguaí
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MergulhoFundeioÁguasAbrigadas
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