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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar atualização de dados na Antaq para o Sistema Mercante - AFRMM

Solicitar atualização de dados na Antaq para o Sistema Mercante - AFRMM

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As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
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Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Transporte
Solicitar atualização de dados na Antaq para o Sistema Mercante - AFRMM " AFRMM ressarcimento Mercante"
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Através deste serviço o usuário poderá ter seu pedido de cadastros de embarcações, portos, terminais portuários, armadores e non-vessel-operating common carriers (NVOCCs) analisado e homologado no Sistema Mercante da Receita Federal do Brasil.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas brasileiras de naveagação

    Armadores

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Pré-cadastro no Sistema Mercante e envio de documentação à Antaq

      Para os casos de embarcações e armadores, o requerente deve realizar o pré-cadastro no Sistema Mercante, e enviar e-mail para a ANTAQ (afretamento@antaq.gov.br) com a solicitação de homologação.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      afretamento@antaq.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. NVOCC Agentes de carga internacional

      Para o caso de NVOCC, o requerente deve realizar o pré-cadastro no Sistema Mercante, e enviar e-mail para a ANTAQ (afretamento@antaq.gov.br) com os documentos: carta de apontamento em português com reconhecimento de firma do expedidor e ato constitutivo da empresa estrangeira contendo seu endereço.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      afretamento@antaq.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 5 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Gerência de Afretamento da Navegação - GAF

    afretamento@antaq.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Aquaviários . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Portaria Ministério dos Transportes nº 72, de 18 de março de 2008; 

      Manual da Receita Federal para Transportadores e Consignatários, versão de 20 de fevereiro de 2017;

      Resolução Normativa Antaq nº 18, de 21 de dezembro de 2017.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Solicitar homologação da Antaq para Acordo Operacional na navegação marítima ou interior
  • Registrar na Antaq afretamento de embarcação brasileira
  • Habilitar usuários no sistema Mercante
  • Registrar na Antaq alteração de situação cadastral de empresa brasileira de navegação
  • Solicitar da Antaq análise de Projetos Executivos apresentados no âmbito das Concessões e dos Arrendamentos Portuários
  • Autorização para EBN - Transporte Longitudinal de Cargas
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: NVOCCSistema MercanteAfretamento
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