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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar Análise da Comissão Especial de Recursos (CER) para obtenção de recursos do PROAGRO

Solicitar Análise da Comissão Especial de Recursos (CER) para obtenção de recursos do PROAGRO

Info

Agricultura e Pecuária

Apoio e Promoção > Assistência Técnica e Financiamentos
Solicitar Análise da Comissão Especial de Recursos (CER) para obtenção de recursos do PROAGRO " Comissão Especial de Recursos - CER/Proagro." , " MAPA"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O PROAGRO é destinado a exonerar o produtor rural, na forma que for estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, de obrigações financeiras relativas a operações de crédito, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam bens, rebanhos e plantações.

    A Comissão Especial de Recursos - CER fará a análise da documentação do recurso interposto pelo produtor, que após será levado ao colegiado da Turma de Julgamento, que decidirá sobre o acolhimento ou não do recurso, podendo ser parcial ou total.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Agentes financeiros que operam com Crédito Rural com adesão ao Programa de Garantia de Atividade Agropecuária - Proagro.

    Requisitos necessários

    Cobertura do Proagro indeferida ou deferida parcialmente, pelo agente financeiro.

    Ter o Certificado Digital válido (tipo A1 instalado na máquina ou A3 token) e associado ao nome e CPF do titular/proprietário da Instituição Financeira. Ou ainda ter o CPF cadastrado no e-CNPJ.

    Acesse nosso FAQ para maiores informações.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar

      Preencher o formulário de solicitação do serviço.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      Inserir resposta (se houver)Conforme MCR 12 6 7, deverá apresentar:
      • a) estudo da operação, quando houver;

        b) instrumento de crédito e seus aditivos ou, no caso de empreendimento não financiado, termo de adesão ao Proagro, menções adicionais e anexos;

        c) laudos de fiscalização e de assistência técnica;

        d) comunicação de perdas e solicitação de comprovação de perdas;

        e) relatório de comprovação de perdas;

      • f) laudo de medição de lavouras, se houver;

        g) extrato da conta vinculada;

        h) desdobramento extracontábil, com discriminação dos lançamentos referentes ao empreendimento, no caso de financiamento conjunto;

        i) súmula do julgamento do pedido de cobertura;

        j) correspondência do agente, comunicando ao beneficiário a decisão sobre o pedido de cobertura, com recibo e data de ciência;

        k) outros comprovantes necessários ao exame do recurso, a critério do agente.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Aguardar pré-análise/triagem

      A Comissão Especial de Recursos (CER) recebe a solicitação e faz uma pré-análise dos pedidos (triagem) de Recursos do PROAGRO interpostos pelo produtor rural.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Realizar Ajustes, quando necessário

      A CER devolve para ajustes, caso a solicitação não esteja de acordo ou faltando documentos.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Aguardar Análise da Comissão

      Após triagem, a CER faz a análise da documentação do recurso interposto pelo produtor. Esse pedido é levado à  análise de colegiado da Turma de Julgamento, que decidirá sobre o acolhimento ou não do recurso, podendo ser parcial ou total.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site 

      Tempo de duração da etapa

      Em média 15 dia(s) útil(eis)
    5. Avaliar Resultado Final

      O solicitante recebe o resultado final da análise da CER e do colegiado.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    6. Entrar co recurso, se julgar necessário

      Caso o solicitante não esteja de acordo com o resultado final da análise, poderá entrar com recurso e solicitar uma nova análise.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    e-mail: coordenacao.cer@agro.gov.br 

    telefone: 61 3218 2189


    Este é um serviço do(a) Ministério da Agricultura e Pecuária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991;

    • Decreto nº 10.124, de 21 de novembro de 2019;

    • MCR - Manual de Crédito Rural.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Cadastro Nacional dos Encarregados dos Serviços de Comprovação de Perdas
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Comissão Especial de RecursosCERProagroanálise de recursos
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