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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar acesso à informação ao Ministério da Saúde

Solicitar acesso à informação ao Ministério da Saúde

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Outros Serviços
Solicitar acesso à informação ao Ministério da Saúde (SIC/MS)
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Solicitar acesso às informações disponíveis no Ministério da Saúde, de acordo com a Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação - LAI, que regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa física, jurídica ou representante. 

    Antes de registrar o seu pedido na Plataforma Fala.BR, verifique se a informação que você deseja já não está disponível no nosso site. https://www.gov.br/saude/pt-br

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar pedido de acesso à informação

      Após cadastro de login e senha na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação https://falabr.cgu.gov.br/ o requerente poderá realizar o pedido de acesso à informação.

      Canais de prestação

        Web : 

       https://falabr.cgu.gov.br/ 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso prefira atendimento presencial, basta se dirigir ao Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, que está localizado na Esplanada dos Ministérios, Edifício Sede, Bloco “G” do Ministério da Saúde.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Receber número e código de acesso para acompanhamento

      O requerente poderá acompanhar o seu pedido através da Plataforma 

      Canais de prestação

        Web : 

      https://falabr.cgu.gov.br/

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      sic@saude.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber resposta da área técnica competente

      O requerente receberá a resposta da área técnica competente do Ministério da Saúde por meio do Fala BR.

      Haverá cobrança de taxa ao requerente nos casos em que o órgão tiver custos dos serviços e materiais utilizados para fornecimento da informação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Se a informação estiver disponível, ela deve ser entregue imediatamente ao solicitante. Caso não seja possível conceder o acesso imediato, o órgão tem até 20 (vinte) dias para atender ao pedido, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, se houver justificativa expressa. 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por meio do telefone (61) 3315-6136 ou enviar e-mail para: sic@saude.gov.br

      Custos

      • Lauda copiada (unidade)
        R$ 0,15
      • Mídia (unidade)
        R$ 1,00
      • Taxa dos Correios
        R$ 49,00
      Pessoas com baixa renda - enviar auto declaração para o e-mail: sic@saude.gov.br
      • Isenção de custo
        R$ 0,00

      Tempo de duração da etapa

      Até 20 dia(s) corrido(s)
    4. Interpor recursos em instâncias

      Em caso de negativa ou resposta insatisfatória, o requerente poderá no prazo de 10 dias após recebimento da resposta, interpor recurso que será dirigido à autoridade hierarquicamente superior do servidor responsável pela elaboração da resposta inicial.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por meio do telefone (61) 3315-6136 ou enviar e-mail para: sic@saude.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 20 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo de resposta pode ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa expressa, da qual o requerente será cientificado.

    Caso o requerente entre com recurso, a área responsável pela resposta deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactar a Ouvidoria do Ministério da Saúde – MS, por meio do sítio: https://falabr.cgu.gov.br/.

    Caso prefira atendimento presencial, basta se dirigir ao Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, que está localizado na Esplanada dos Ministérios, Edifício Sede, Bloco “G” do Ministério da Saúde.


    Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso a informações e dá outras informações.

      Decreto nº 7.724/2012, que regulamenta a Lei nº 12.527/2011 no âmbito do Poder Executivo Federal.

      Portaria nº 1.583/2012, que dispõe, no âmbito do Ministério da Saúde e entidade a ele vinculadas, sobre a execução da Lei nº 12.527/2011.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: LAIInformaçãoAcesso à InformaçãoPedido de InformaçãoServiço de Informação
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