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Solicitar a instalação do ponto de conexão à internet do PBLE ou Conectividade Rural

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Educação e Pesquisa

Outras > Educação Básica
Solicitar a instalação do ponto de conexão à internet do PBLE ou Conectividade Rural
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Este serviço permite que a Secretaria de Educação ou Escola solicite a instalação ou reinstalação dos pontos de conexão do Programa Banda Larga na Escola - PBLE ou do Programa Conectividade Rural. A instalação será solicitada quando as instituições de ensino sanarem os problemas de infraestrutura que impediram a instalação da conexão à internet, já a reinstalação será solicitada quando as escolas passarem por reformas estruturais.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Escolas, Núcleos de Tecnologia Educacional e Secretarias de Educação Municipais, Estaduais e do Distrito Federal.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitação

      Envio da solicitação contendo código INEP, endereço, telefone de contato e o responsável pela solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?CodServico=9336

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de indisponibilidade do sistema o serviço poderá ser solicitado através do e-mail bandalarga@fnde.gov.br.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Fotos que comprovem que a infraestrutura está pronta.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Encaminhamento e execução

      De posse dos dados, a equipe do PBLE verifica se a conexão à internet instalada na instituição realmente pertence ao PBLE. Se sim, encaminha a demanda à operadora e monitora a execução do serviço, assim como sana qualquer dificuldade de comunicação entre o solicitante e a operadora. A operadora realiza a reinstalação, a equipe do PBLE confirma a execução do remanejamento e formaliza a finalização da demanda.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      A instalação é executada presencialmente pela operadora.

      Tempo estimado de espera :  Até 5 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 95 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 95 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para outras dúvidas e esclarecimentos relativos ao PBLE ou envie e-mail para bandalarga@fnde.gov.br.

    Fale Conosco: 0800-616161 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

    Plataforma Fala/Br: https://falabr.cgu.gov.br/


    Este é um serviço do(a) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Banda Larga na EscolaPBLE internet na escolaConectividade Rural4G Anatel
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