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Resolver pendência de cadastro

Info

Viagens e Turismo

Turismo > Serviços Turísticos
Resolver pendência de cadastro (Cadastur)
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo. 

    Após a solicitação do cadastro, o órgão responsável pela análise poderá solicitar complementação ou correção de dados/documentos. A resolução dessas pendências deve ser realizada por meio do sistema Cadastur.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur.

    Para resolver a pendência, é necessário que órgão estadual de turismo tenha emitido uma pendência solicitando complementação ou correção de dados no cadastro.

    Essa pendência é enviada para o e-mail utilizado no momento do cadastro e pode ser consultada também na opção "Histórico".

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o sistema do Cadastur

      Acesse a página inicial do site do Cadastur, clique em "Entrar com GOV.BR" e faça seu login. 

      O CPF/login do usuário deve ser o mesmo utilizado para solicitar o cadastro anteriormente.  

      Se o cadastro tiver sido solicitado por outro usuário, um e-mail deverá ser enviado para atendimento.cadastur@turismo.gov.br solicitando a vinculação do novo CPF ao CNPJ.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 minuto(s)
    2. Acessar a atividade

      Após o login no sistema, selecionar o ícone da atividade no painel "Gerenciar Atividades".

      Caso seja necessário ler a pendência emitida, selecionar a opção "Histórico".

      Em seguida, clicar em "Alterar/Resolver Pendência".

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 minuto(s)
    3. Resolver a pendência

      A resolução da pendência dependerá da comunicação enviada ao prestador. Ela pode estar relacionada à alteração de algum dado/documento inserido ou à inserção de algum texto de justificativa. 

      No primeiro caso, basta atualizar o dado/documento.

      Já no caso de inserção de uma Justificativa, é necessário prosseguir até a última aba (Dados Profissionais ou Informações da Atividade) e inserir o texto ou anexo no campo "Justificativa".

      Por fim, clicar em "Alterar" para resolver a pendência.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 minuto(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A  análise do órgão estadual de turismo está condicionada ao cumprimento dos requisitos de cadastro e ao atendimento das pendências emitidas pelo órgão, por parte do prestador.  

    O prestador pode acompanhar a situação da solicitação por meio do Histórico. Basta realizar o login no sistema, clicar no ícone da respectiva atividade e selecionar a opção "Histórico".


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    O contato com os órgãos estaduais de turismo, responsáveis pelo Cadastur na Unidade da Federação, pode ser feito por meio dos telefones e emails disponíveis no site do Cadastur, aba "Fale Conosco", opção "Cadastur em seu Estado".

    Dúvidas frequentes: acesse o site do Cadastur, clique na opção "Sou Prestador" e na aba "Dúvidas frequentes".

    atendimento.cadastur@turismo.gov.br


    Este é um serviço do(a) Ministério do Turismo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Renovar cadastro de prestador de serviços turísticos
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Resolver pendência CadasturResolver pendência Guia de TurismoCadastur
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