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Transparência > Controle Social
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Com base na Lei de Acesso à Informação - LAI, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode fazer um pedido de informação ao Ministério do Planejamento e Orçamento - MPO por meio da plataforma Fala.BR.  

    No entanto, você pode acessar mais rapidamente as informações desejadas consultando-as no site do MPO. Assim, antes de registrar o seu pedido, verifique se a informação que necessita já está disponível no sitio eletrônico do MPO, especialmente nos tópicos de ACESSO À INFORMAÇÃO ou PERGUNTAS FREQUENTES. 

    Para acessar a plataforma Fala.BR, clique no link https://falabr.cgu.gov.br/, faça seu cadastro, acesse com seu o login e senha, ou utilize o login único do gov.br, clique em “Acesso à informação – LAI”, selecione órgão “Ministério do Planejamento e Orçamento” e preencha os campos do formulário do pedido.

    O Fala.BR informará um número de protocolo, que também será enviado para seu e-mail. Você poderá acompanhar o andamento do seu pedido de informação através da plataforma e receberá a resposta da área técnica competente do MPO por meio do Fala BR. 

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa física ou jurídica.

    O pedido de acesso à informação deverá conter:

    • nome do requerente;
    • número de documento de identificação válido;
    • especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; e
    • endereço físico ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.

    Como preservar sua identidade?

    Por meio do sistema é possível que o cidadão tenha sua identidade protegida ao realizar um requerimento de informação. Nesses casos, ao preencher os dados do pedido, caso deseje não ser identificado, marque a opção “Gostaria de ter a minha identidade preservada neste pedido, conforme o disposto no art. 10, § 7º da Lei nº 13.460/2017” disponível na página.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Identificar-se

      Você pode criar uma conta, com login e senha, na plataforma Fala.BR ou utilizar o seu login único do gov.br. Para se cadastrar, é necessário preencher o formulário de cadastro e clicar em “Concluir”.  

      Canais de prestação

        Web : 

      Você pode criar uma conta, com login e senha, na plataforma Fala.BR ou utilizar o seu login único do govbr.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação em comum para todos os casos

        • Nome Completo*
        • CPF*
        • E-mail*
        • Data de nascimento
        • Sexo
        • Escolaridade
        • Profissão
        • Endereço
        • País
        • UF
        • Cidade
        • CEP
        • Telefone

        Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Cadastrar seu pedido de informação

      Após se cadastrar, será possível realizar seu pedido de informação, selecione o Ministério do Planejamento e Orçamento - MPO como órgão de destino, insira o resumo da solicitação e especifique detalhadamente a informação a que deseja obter acesso.

      Caso seja necessário, é possível anexar documentos de texto, imagens, planilhas, arquivos no formato ".pdf", áudios (em ".mp3") e vídeos (em ".mp4" ou ".avi"), limitados a 10 anexos por manifestação. O tamanho de cada arquivo pode ser de até 30MB.

      Canais de prestação

        Web : 

      Os pedidos de Acesso à Informação serão ser registrados no sistema Fala.BR.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Acessar a resposta

      Por fim, para acessar a resposta, você receberá uma notificação por e-mail avisando que seu pedido foi respondido. Ao acessar a área “Consultar pedido”, será exibida uma lista com todos os pedidos já feitos. A busca pelo número de protocolo é a mais direta, pois sempre apresentará um único resultado. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse a resposta ao pedido de Acesso à Informação no sistema Fala.BR.

      Tempo de duração da etapa

      Até 20 dia(s) corrido(s)
    4. Entrar com recurso

      Caso entenda que não recebeu todas as informações solicitadas ou não concorde com as razões da negativa do fornecimento das informações, é possível apresentar um recurso no prazo de 10 dias contados a partir da data da resposta ao pedido inicial ou da resposta de cada instância recursal.

      Atenção: O recurso não deve abordar um novo assunto e deve ater-se exclusivamente ao pedido inicial. Caso queira fazer uma pergunta diferente, não entre com recurso, faça um novo pedido de informação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Os recursos serão apresentados no sistema Fala.BR.

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) corrido(s)
    5. Acessar a resposta ao recurso

      O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que respondeu o pedido, que deverá se manifestar no prazo de 5 dias. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse a resposta do recurso no sistema Fala.BR.

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 20 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Até 20 dias corridos, prorrogáveis por mais 10 dez, mediante justificativa. 


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Quando o sistema Fala.BR estiver indisponível, você poderá entrar em contato com o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do MPO, das seguintes formas:  

    • E-mail: sic.mpo@planejamento.gov.br    
    • Presencial ou correspondência: Caso opte por enviar uma correspondência ou se preferir atendimento presencial, nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), de 08h às 12h e 13h às 17h, na Esplanada dos Ministérios, Ministério do Planejamento e Orçamento, Bloco K, Bairro Zona Cívico Administrativa, Brasília/DF - CEP 70040-906.  

    • Atendimento telefônico (apenas para orientações): Tel: (61) 2020-5113 - Horário de atendimento telefônico: 08h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta (exceto feriados). 


    Este é um serviço do(a) Ministério do Planejamento e Orçamento . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • LEI N.º 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 

    • LEI N.º 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 

    • DECRETO N.º 7.845, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 

    • DECRETO N.º 8.777, DE 11 DE MAIO DE 2016 

    • Súmulas e Resoluções da Comissão Mista de Reavaliação de Informações - CMRI 


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Solicitar treinamento em coleta, identificação e diagnóstico viral de referência em culicídeos vetores - Fiocruz/RJ
  • Obter diploma ou 2ª via de diploma de pós-graduação - UFU
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  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: LAIMPOOuvidoria
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