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Você está aqui: Página Inicial Serviços Registrar na Antaq instalação de apoio ao transporte aquaviário não passível de autorização

Registrar na Antaq instalação de apoio ao transporte aquaviário não passível de autorização

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Instalações Portuárias
Registrar na Antaq instalação de apoio ao transporte aquaviário não passível de autorização " Registro de instalação portuária" , " Registro de instalação de apoio" , " Registrar instalação portuária"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O registro de instalações de apoio ao transporte aquaviário consiste no cadastramento, de caráter discricionário, perante a ANTAQ, das instalações não passíveis de outorga de autorização de que trata o art. 8º da Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013, com vistas à regulação da prestação de serviço adequado, quando aplicável.

    O serviço permite que pessoas jurídicas possam explorar instalações portuárias de mínima expressão econômica ou que se destinam apenas ao apoio das empresas de navegação de interior nos locais desassistidos de terminal portuário regularizado.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa jurídica legalmente instituída que deseja explorar instalações portuárias não passíveis de outorga de autorização de que trata o art. 8º da Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013.

    Requisito necessário: cadastro de usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações - SEI/ANTAQ

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerimento da solicitação de registro de instalação portuária

      Abertura do processo de solicitação de registro de instalação.

      O requerente deverá preencher a Ficha de Registro de Instalação de Apoio e apresentar os documentos para obtenção do registro conforme o tipo de instalação nos termos da Resolução Normativa Antaq nº 13/2016.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI/Antaq

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar email para goa@antaq.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Abertura do processo so SEI-Antaq;

        O requerente deverá realizar o preenchimento da Ficha de Registro de Instalação de Apoio e anexar os demais documentos elencados na Resolução Normativa nº 13-Antaq.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Análise Técnica

      Avaliação da documentação.

      Se insuficiente, a Antaq encaminhará ofício à requerente solicitando documentação complementar. 

      Essa etapa se repete até que sejam apresentados todos os documentos elencados na Resolução Normativa Antaq nº 13/2016 tornando a empresa habilitada para a etapa seguinte.

      Dessa maneira, o tempo de duração dessa etapa dependerá da apresentação da documentação adequada.

      Caso não seja apresentada a documentação completa em tempo hábil, os processo será arquivado

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI/Antaq

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • I - duas imagens de satélite;

        II - título de propriedade do terreno;

        III - certidão de disponibilidade do espaço físico em águas públicas, para instalações localizadas em domínio federal;

        IV - documentação de regularidade perante a Fazenda Estadual e Municipal da sua sede e, quando situada em município diverso, também da localização da instalação;

        V - documentação de que não possui processo de falência, recuperação judicial ou extrajudicial;

      Para instalações flutuantes
      • I - ato constitutivo, estatuto ou contrato social;

        II - CNPJ da sede e filial;

        III - descrição da instalação;

        IV - registro de Propriedade Marítima ou Título de Inscrição da Embarcação, Certificado de Segurança da Navegação;

        V - especificação da embarcação-tipo;

        VI - descrição dos equipamentos para carga/descarga;

        VII - consulta à autoridade aduaneira;

        VIII - termo de referência ou licença ambiental;

        IX - parecer favorável da autoridade marítima;

        X - planta de locação;

      Tempo de duração da etapa

      Em média 10 dia(s) corrido(s)
    3. Publicação do Requerimento

      Ao ser habilitada por meio da apresentação completa dos documentos, a Antaq promoverá a publicação do requerimento da requerente para dar publicidade ao pleito e possibilitar a eventual apresentação de pedidos de impugnação, no prazo máximo de 10 dias, por aqueles que sejam titulares de direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada.

      O eventual pedido de impugnação será julgado pela Diretoria Colegiada da ANTAQ.

      Canais de prestação

        Web : 

      O requerente poderá acompanhar a publicação no portal da Antaq.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Não há necessidade de apresentação de nenhuma documentação nessa etapa.

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) corrido(s)
    4. Deliberação da Diretoria da Antaq

      Deliberação acerca do requerimento de registro de instalação portuária por meio de acórdão ou deliberação ad referendum, com publicação no Diário Oficial da União.

      A requerente será oficiada a respeito da deliberação e o processo administrativo correspondente será concluído.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI/Antaq

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI/Antaq

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Entre 30 e 60 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 80 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo para efetivação do registro da instalação de apoio dependerá principalmente do envio da documentação completa nos termos da Resolução Normativa nº 13/Antaq.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Gerência de Outorgas de Autorização

    goa@antaq.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Aquaviários . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Resolução Normativa Antaq nº 13/2016.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter outorga de autorização da Antaq para construção e exploração de instalação portuária privada localizada fora da área do Porto Organizado
  • Obter autorização da Antaq para ampliação da área da instalação portuária privada localizada fora da área de Porto Organizado
  • Requerimento - Navegação Marítima
  • Registrar na Antaq afretamento de embarcação brasileira
  • Incorporar/Desincorporar bens da União ao/do patrimônio dos portos organizados.
  • Solicitar autorização e registro na Antaq para afretamento de embarcação estrangeira
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Registro de instalaçãoInstalação de apoio Transporte aquaviário
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