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Registrar diplomas de faculdades, centros universitários e universidades privadas para graduação - UFSCAR

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Superior > Certificação
Registrar diplomas de faculdades, centros universitários e universidades privadas para graduação - UFSCAR
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Instituições privadas de Educação Superior precisam registrar seus diplomas de graduação e pós-graduação junto as Universidades, pois não têm autonomia para registrar seus próprios diplomas. O Registro é o que dá validade nacional ao diploma expedido. Para registrar diplomas na UFSCar, siga as orientações abaixo.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar Instituição de Ensino Superior (IES) no Registro de Diplomas

      Para que a instituição possa solicitar o registro de diplomas é necessário ter cadastro.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      diplomas@ufscar.br

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Decreto ou Portaria de Criação da Instituição de Ensino Superior (IES)

      • Cópia do Regimento Interno da Instituição, com a informação do nome das autoridades responsáveis em assinar os diplomas e cargo

      • Cópia do documento de nomeação do Diretor ou Diretora

      • Cópia com identificação e devidas assinaturas dos nomeados responsáveis em assinar os diplomas - conforme regimento

      • Portaria de Reconhecimento do(s) curso(s). Se o curso ainda não foi reconhecido, enviar a Portaria de Autorização

      • Protocolo de entrada do(s) processo(s) de reconhecimento dos cursos (novos e renovações)

      • Estrutura Curricular e vigência do(s) curso(s) - enviar conforme modelo solicitado (Histórico Escolar em branco)

      • E-mail ativo que será cadastrado como sendo da instituição, que deverá ser consultado todos os dias.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Montar e enviar as remessas de processos dos formandos da instituição de ensino superior

      Nesta etapa, requerente deve montar as remessas de processos e enviar ao registro de diplomas.
      As orientações de como elaborar as remessas estão disponíveis em: https://www.diplomas.ufscar.br/arquivos/instrucoes_crd.pdf

      Canais de prestação

        Presencial : 

      DIVISÃO DE REGISTRO DE DIPLOMAS
      Pró-Reitoria de Administração
      Universidade Federal de São Carlos
      Via Washington Luís, Km 235 - Caixa Postal 676
      CEP 13565-800 - São Carlos - SP - Brasil

      Tempo estimado de espera :  Até 5 minuto(s)

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
        E-mail : 

      diplomas@ufscar.br

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ofício de encaminhamento do(s) processo(s) do(s) diploma(s) expedido(s), com termo de responsabilidade assinado pela autoridade máxima da instituição de ensino superior ou por meio de seu representante legal mediante procuração específica ou por ato de delegação de poder, atestando a regularidade do(s) diploma(s) conferido(s) ao(s) aluno(s) e dos atos de expedição, com numeração sequencial por ano

      • Processos em ordem alfabética, por curso, exatamente igual ao listado no ofício. 

        Os cursos deverão ser identificados pelo código constante da base de dados oficial de informações relativas aos cursos no E-MEC.

      • Recibo de depósito original, no valor total e exato dos serviços solicitados.

        Valores regulamentados pela Portaria de Taxas da Divisão de Registro de Diplomas da UFSCar disponível em: https://www.diplomas.ufscar.br/legislacao-1

      • Histórico Escolar do curso a ser registrado, devidamente assinado

      • Diploma do curso a ser registrado, devidamente assinado

      • Cópia do Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar que declare que o aluno concluiu o Ensino Médio. Diploma registrado de outro curso superior substitui este certificado.

      • Cópia da Cédula de Identidade (RG).

      • Outros documentos relacionados ao processo, como por exemplo, cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovando o nome do aluno se for diferente do RG.

      • Cópia do comprovante de residência, no processo de alunos que moram fora da sede da instituição que oferece somente ensino presencial.

      Montagem de remessa com documentos digitalizados
      • O processo pode ser entregue contendo somente o DIPLOMA, conforme instruções abaixo:

        Ofício de entrada da remessa (em duas vias), capa do processo com o DIPLOMA e Cd com a documentação necessária para a conferência dos processos

      • Identificar na Caixa do CD e no CD a IES(com sigla, cidade e estado) e NÚMERO DO OFÍCIO de entrada da remessa.

      • Diretórios nomeados com a identificação do aluno e curso. Todos os históricos escolares deverão vir ASSINADOS Digitalmente em formato*.pdf - ASSINATURA CERTIFICADA DIGITALMENTE, CADASTRADA NA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL.

      Custos

      • TAXA DE SERVIÇOS DE REGISTRO DE DIPLOMAS
        120,00 - 370,00

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Realizar o registro dos diplomas

      Nesta etapa o Registro de Diplomas realizará a conferência dos documentos e a emissão dos registros dos diplomas da remessa encaminhada na etapa anterior.

      Canais de prestação

        Telefone : 

      (16) 3351-8126

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
        E-mail : 

      diplomas@ufscar.br

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Tempo de duração da etapa

      Em média 120 dia(s) útil(eis)
    4. Agendar para vir buscar os processos e os diplomas registrados

      Para retirar a documentação e diplomas registrados deve-se realizar o agendamento por telefone ou e-mail.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      diplomas@ufscar.br

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
        Telefone : 

       (16) 3351-8126

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 31 e 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    DIVISÃO DE REGISTRO DE DIPLOMAS - 16 3351 8126 - DIPLOMAS@UFSCAR.BR


    Este é um serviço do(a) Fundação Universidade Federal de São Carlos . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:





      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: registro de diplomainstituição de ensino superior privadacentro universitáriofaculdade
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