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Você está aqui: Página Inicial Serviços Registrar Manifestações de Ouvidoria na Plataforma Fala.BR

Registrar Manifestações de Ouvidoria na Plataforma Fala.BR

Info

Comunicações e Transparência Pública

Transparência > Desempenho do Estado
Registrar Manifestações de Ouvidoria na Plataforma Fala.BR " Fala.BR" , " antigo e-OUV"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Por meio da Plataforma Fala.BR, é oferecido um canal de comunicação que facilita o contato entre o cidadão e a Administração Pública Federal, sendo possível o recebimento, tramitação e oferecimento de resposta a manifestações de ouvidoria encaminhadas pelos cidadãos à Funai, como denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e pedidos de simplificação.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa, empresa, entidade da sociedade civil ou qualquer organização pode registrar manifestações de ouvidoria e receber respostas.

    Para acessar esse serviço é necessário:

    Fornecer as informações necessárias ao cadastramento na Plataforma Fala.BR; 

    Descrever a manifestação, detalhando a demanda (denúncia, reclamação, sugestão, elogio ou solicitação, direcionando-a à Funai).

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Iniciar a manifestação

      Ao acessar o sistema, você escolherá qual o tipo de manifestação quer fazer (denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio ou pedido de simplificação), e em seguida irá informar para qual órgão/entidade deseja enviar a manifestação, sobre qual assunto e sobre qual órgão/entidade deseja se manifestar.

      Caso você não saiba qual o órgão/entidade competente, é possível fazer a busca por assunto, e o próprio sistema informará qual o órgão/entidade adequado.

      Canais de prestação

        Web : 

      O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site, em https://falabr.cgu.gov.br/

      Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h

      (Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus) 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Nenhuma documentação é necessária

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Identificar-se

      Você será enviado à página de identificação, onde há a opção de requerer que seus dados de identificação não sejam divulgados.

      Caso deseje, você poderá escolher salvar seus dados, e para isso deverá criar uma senha para acessar o sistema. Esse cadastro será utilizado para que você possa registrar outras manifestações no futuro.

       Atenção: No caso das denúncias há a possibilidade de não se identificar, mas somente usuários identificados podem acompanhar e receber resposta da sua denúncia

      Canais de prestação

        Web : 

      O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site

      Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai  Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h

      (Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus) 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação em comum para todos os casos

        Os dados pedidos são nome completo, gênero, tipo e número de documento de identificação a sua escolha, faixa etária, cor/raça, telefone, e-mail e endereço. Apenas nome e e-mail são obrigatórios.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Descrever a manifestação

      Na mesma página, logo após a área de identificação, você irá detalhar sua manifestação, podendo inclusive incluir, caso deseje, anexos que ajudem a fundamentá-la. Os anexos podem ser documentos, imagens, arquivos em PDF, planilhas, entre outros. Além disso, irá identificar a UF e município onde ocorreu o fato.

      Ao final da página, no canto esquerdo, você deve marcar o box no sistema de segurança confirmando que você não é um robô , e depois clicar no botão concluir.

      Canais de prestação

        Web : 

      O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site

      Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai  Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h

      (Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus) 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação que fundamente a manifestação, caso desejar.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Receber protocolo e acompanhar a manifestação

      Após clicar no botão concluir, você receberá um número de protocolo. De posse do protocolo e do e-mail informado você poderá acompanhar o andamento da sua manifestação. Usuários que escolherem salvar os dados poderão acompanhar o andamento das suas manifestações informando nome de usuário e senha.

      Canais de prestação

        Web : 

      O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site'>Acesse o site

      Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h

      (Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus) 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Número de protocolo e e-mail informado; ou
        Login e senha

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    5. Receber resposta

      Após a análise da manifestação, o órgão/entidade irá encaminhar a resposta por meio do sistema, onde você poderá consultá-la.

      Canais de prestação

        Web : 

      O cidadão deverá acessar a Plataforma Acesse o site

      Poderá, ainda, utilizar o link fornecido no sítio eletrônico da Funai  Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contado com a Funai, por telefone, no número (61) 3247-6301, pelo e-mail ouvidoria@funai.gov.br ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 2º andar, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h

      (Atendimento suspenso temporariamente devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do Corona vírus) 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Número de protocolo e e-mail informado; ou
        Login e senha

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    ANTONIO EDGARD SANTOS DE JESUS
    Ouvidor
    Telefone: (61) 3247-6301
    Email: ouvidoria@funai.gov.br 


    Coordenadora de Ouvidoria
    JULIANA DE AGUIAR LENGRUBER
    Telefone: (61) 3247-6302
    Email: couvid.ouvidoria@funai.gov.br


    Este é um serviço do(a) Fundação Nacional dos Povos Indígenas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Povos indígenas Política indigenista Funai
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