Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Receber e dar tratamento às Consultas e Questionamentos no âmbito do Ombusdman de Investimentos Diretos

Receber e dar tratamento às Consultas e Questionamentos no âmbito do Ombusdman de Investimentos Diretos

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Empresa, Indústria e Comércio

Empresas > Autorizações e Exigências
Receber e dar tratamento às Consultas e Questionamentos no âmbito do Ombusdman de Investimentos Diretos (OID) " Ombudsman de Investimentos Diretos" , " OID"
Iniciar
Avaliação: 5.0 (12)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Ombudsman de Investimentos Diretos (OID) é uma espécie de "janela única" para o apoio ao investidor estrangeiro com relação às dúvidas e questionamentos relacionados aos órgãos e entidades do governo. O OID foi estabelecido no âmbito da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) por meio do Decreto nº 8.863/2016 e é coordenado por sua Secretaria Executiva, os serviços são disponibilizados pelo seu website (https://oid.mdic.gov.br/)

    No site encontram-se informações úteis, notícias e a possiblidade de agendamento de reunião com o OID para tratar de pauta relacionada ao investimento, realização de consultas e questionamentos, por meio do preenchimento de formulários eletrônicos. As demandas são acompanhadas e respondidas pela SE-CAMEX, em conjunto com a Rede de Pontos Focais do OID (órgãos e entidades de governo) relacionados a cada demanda recebida.

    Entre as competências do OID, destacam-se o apoio e a orientação dos investidores, esclarecendo dúvidas e recomendando soluções para os questionamentos apresentados (Policy Advocacy), além de propor aos órgãos e/ou agências de governo possíveis melhorias na legislação ou nos procedimentos administrativos adotados, sempre que o caso assim o exigir.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    O OID oferecerá apoio a investidores estrangeiros ou seu representante legal, atenderá consultas e buscará soluções para questionamentos vinculados matérias relacionadas a seus investimentos no Brasil. 

    O OID também poderá receber consultas e questionamentos dos investidores nacionais ou seu representante legal, com relação aos seus investimentos no exterior.

    O investidor deverá realizar a sua Consulta, Questionamento ou Agendamento de Reunião por meio do preenchimento de formulário eletrônico específico, disponibilizado no site do OID (https://oid.mdic.gov.br/). Após o preenchimento, o investidor irá receber o respectivo nº de protocolo para o acompanhamento de sua solicitação.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher o formulário eletrônico da demanda (Agendamento de Reunião, Consulta ou Questionamento)

      O investidor ou seu representante legal deverá realizar o preenchimento de todos os campos solicitados no formulário e informar de forma clara e objetiva qual é a sua demanda (Agendamento de Reunião, Consulta ou Questionamento) e, se necessário, inserir eletronicamente os documentos que tenham relação com a sua demanda.

      Canais de prestação

        Web : 

      Todo o atendimento do Ombudsman de Investimentos Diretos poderá ser realizado pelo seu website - Acesse o site e poderá ser acompanhado pelo investidor por meio do nº de protocolo gerado ao enviar a demanda.

      Além do atendimento a Consultas e Questionamentos, o website também possui informações úteis aos investidores, notícias, cartilhas de normas de investimentos e um Guia Rápido (Manual) sobre a Consulta e Questionamento. Disponível para dispositivos móveis.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de indisponibilidade do sistema, o investidor poderá entrar em contato por meio do telefone da Secretaria Executiva da CAMEX - Telefone: (61) 2027-7202.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo Telefone: (61) 2027-7202.


    Este é um serviço do(a) Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Registrar barreiras externas que dificultam o acesso de exportações brasileiras aos mercados internacionais
  • Receber assessoria e consultoria no controle vetorial de flebotomíneos e leishmanioses - Fiocruz/MG
  • Obter apoio em investigações de defesa comercial conduzidas por terceiros países (apoio ao exportador Brasileiro investigado no exterior)
  • Tratar alegações de inobservância das diretrizes da OCDE para as empresas multinacionais
  • Obter Concessão de Regime Aduaneiro Especial para Mercadorias Destinadas à Industrialização de Embarcação.
  • Obter aplicação prorrogação extensão ou alteração de medidas Antidumping por meio dos procedimentos previstos no Decreto 8.058 de 26 de julho de 2013
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Ombudsman de Investimentos DiretosJanela única para investidores estrangeirosConsultas e Questionamentos aos órgãos e entidades de governo
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
0% 100%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca