O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O serviço permite a participação em processos seletivos para concessão de bolsas de pesquisa e pós-graduação no Ifes, por meio de programas institucionais coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).
As bolsas apoiam:
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estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação stricto sensu, em atividades de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico, inovação e apoio à pós-graduação;
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servidores/pesquisadores com atuação em pesquisa, inovação, difusão e popularização da ciência, programas de produtividade em pesquisa e ações de apoio aos programas de pós-graduação.
A forma de seleção, os critérios de elegibilidade, o valor e a duração da bolsa são definidos em editais específicos publicados pela PRPPG para cada programa.
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Quem pode utilizar este serviço?
Estudantes do Ifes
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estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação stricto sensu;
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que atendam aos requisitos acadêmicos e de carga horária previstos em edital;
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com cadastro atualizado em sistemas institucionais (SIGPESq, SIGAA, Plataforma Lattes), quando exigido.
Servidores/pesquisadores do Ifes
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servidores efetivos do quadro permanente, com atuação em pesquisa, pós-graduação, inovação ou popularização da ciência;
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que atendam aos requisitos e metas estabelecidos para o programa (por exemplo, PPP-Ifes, programas de apoio à participação em eventos, feiras de ciência, apoio à pós-graduação, etc.).
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Etapas para a realização deste serviço
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Consultar os editais de bolsa de pesquisa disponíveis
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Acesse a página da PRPPG/Ifes ou o sistema de pesquisa (SIGPESq) para verificar os editais de bolsas de pesquisa com inscrições abertas (iniciação científica, produtividade, popularização da ciência, apoio à pós-graduação, participação em eventos etc.).
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Leia atentamente o edital do programa de interesse, verificando requisitos, número de bolsas, critérios de seleção, duração, valores e obrigações do bolsista e do orientador/coordenador.
Canais de prestação
Web :Acesse o site sistema SIGPESq (http://sigpesq.ifes.edu.br), SIGAA ou outro sistema indicado em edital.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível-
Acompanhar comunicados no site do Ifes/PRPPG e do campus;
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Contatar a PRPPG ou coordenação de pesquisa do campus por e-mail/telefone informados no edital, para orientações sobre prorrogação de prazos ou procedimentos alternativos.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Preparar documentação e plano/projeto (quando aplicável)
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Verifique, no edital, a documentação obrigatória para inscrição (plano de trabalho, projeto de pesquisa, comprovante de matrícula, currículo Lattes, declarações, anexos específicos, carta de aceite de orientador, etc.).
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Preencha os formulários-modelo disponíveis no edital (proposta de projeto, plano de trabalho, previsão de gastos, quando houver auxílio financeiro).
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Organize os arquivos em formato solicitado (geralmente PDF), com identificação correta.
Canais de prestação
Web :Acesse o site sistema SIGPESq (http://sigpesq.ifes.edu.br), SIGAA ou outro sistema indicado em edital.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível-
Seguir as orientações do edital (possíveis reaberturas de prazo ou possibilidade de envio por outro canal oficial);
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Acompanhar comunicados no site da PRPPG/Ifes.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
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Documento de identificação com foto e CPF;
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Comprovante de matrícula em curso técnico, graduação ou pós-graduação do Ifes;
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Currículo Lattes;
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Projeto de pesquisa ou plano de trabalho aprovado por orientador/coordenador;
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Declarações específicas (de disponibilidade de carga horária, de não acúmulo de bolsa, de não afastamento, entre outras);
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Ccomprovação de vínculo com o Ifes.
Importante: A lista exata de documentos constará no edital.
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Tempo de duração da etapa
Até 1 dia(s) útil(eis) -
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Realizar a inscrição no edital
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Acesse o sistema indicado (SIGPESq, SIGAA ou formulário eletrônico específico) dentro do período de inscrições previsto no cronograma do edital.
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Preencha o formulário eletrônico de inscrição com seus dados pessoais, acadêmicos e, quando for o caso, dados do orientador/coordenador e do projeto.
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Anexe todos os documentos obrigatórios previstos no edital.
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Confirme a inscrição, salve ou imprima o comprovante, quando houver.
Canais de prestação
Web :Acesse o site sistema SIGPESq (http://sigpesq.ifes.edu.br), SIGAA ou outro sistema indicado em edital.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível-
Acompanhar comunicados sobre eventual prorrogação do prazo de inscrição;
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Contatar a PRPPG ou setor responsável, conforme orientações do edital.
Tempo de duração da etapa
Em média 30 minuto(s) -
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Acompanhar a seleção, o resultado e a implementação da bolsa
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Acompanhe, nos canais oficiais indicados (site da PRPPG, sistema SIGPESq/SIGAA, página do edital), a publicação de resultados parciais, recursos e resultado final.
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Caso discorde do resultado, verifique os prazos e procedimentos para recurso, quando previstos.
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Se selecionado(a), siga as orientações para formalização da bolsa (assinatura de termo de compromisso, cadastramento bancário, adequação de plano de trabalho, ajuste de carga horária etc.).
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível-
Acompanhar comunicados no site institucional e nos murais do campus;
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Contatar a PRPPG ou coordenação responsável por e-mail ou telefone.
Presencial :Coordenação de pesquisa, pós-graduação ou setor responsável no campus
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Até 90 dia(s) corrido(s) -
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Executar o projeto e cumprir as obrigações da bolsa
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Desenvolver as atividades de pesquisa, ensino, extensão, inovação ou apoio à pós-graduação, conforme plano aprovado.
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Cumprir a carga horária mínima semanal exigida para a modalidade de bolsa (por exemplo, 8h ou 20h para estudantes; carga horária de pesquisa para PPP).
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Apresentar relatórios parciais e finais, participação em eventos, seminários ou feiras de ciência.
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Cumprir as regras de prestação de contas.
Canais de prestação
Web :SIGPESq, SIGAA ou sistema indicado;
Presencial :Reuniões/atendimentos com orientador/coordenador e setor de pesquisa/pós-graduação do campus.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Até 36 mês(es) -
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Consultar os editais de bolsa de pesquisa disponíveis
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Em média 36 mês(es) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoO prazo total do serviço (da inscrição à implantação da bolsa) varia conforme o cronograma de cada edital.
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Em geral, o resultado final é divulgado em até 90 dia(s) corrido(s) após o término das inscrições;
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A vigência da bolsa costuma ser de 12 a 36 meses, dependendo do programa.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato-
Órgão responsável: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) – Ifes;
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Telefone: (27) 3357-7500 - ramal 3007
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E-mail institucional: informado em cada edital (por exemplo, diretoria de pesquisa ou coordenação de pós-graduação).
Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoSem validade.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço