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Receber assessoria e consultoria em coleta, identificação e diagnóstico viral de referência em culicídeos vetores - Fiocruz/RJ

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Pesquisa, Formação e Capacitação > Capacitações
Receber assessoria e consultoria em coleta, identificação e diagnóstico viral de referência em culicídeos vetores - Fiocruz/RJ
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O serviço tem como objetivo a assessoria e consultoria através de aulas teóricas e práticas in loco ou on line sobre coletas de mosquitos vetores no campo, instalação de armadilhas e metodologias adequadas para cada agravo (febre amarela, malária e febre do Nilo Ocidental), transporte do material biológico, preparação do material para identificação (adultos e imaturos) e diagnóstico viral em culicídeos vetores.  

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Órgãos e Entidades Públicas

    O solicitante deve integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) numa unidade de entomologia vinculada ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de um dos seguintes estados:  Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte (para demandas voltadas ao Serviço de Referência em Vigilância Entomológica em Febre Amarela e Febre do Nilo Ocidental); ou. 

    para os estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe (para demandas voltadas ao Serviço de Referência em Vigilância Entomológica em Malária Extra-Amazônica); ou, 

    representar uma secretaria de saúde (estadual e/ou municipal); ou, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); ou a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ); ou o Núcleo de Controle de Vetores; ou o Ministério da Saúde para atendimentos no país.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar assessoria técnica e consultoria

      Inicie a solicitação através do preenchimento do formulário eletrônico. Guarde o protocolo gerado para futuras consultas e aguarde a análise da sua solicitação.

      Poderá ser recebida uma notificação automática, por e-mail, caso seja necessário ajustar algum dado fornecido no formulário.

      Após aprovação da solicitação do serviço, o solicitante receberá uma notificação automática para dar o “aceite final” na prestação do serviço.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Não são realizados agendamentos por telefone ou e-mail, somente através do formulário eletrônico. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de encaminhamento do órgão ou entidade pública (digitalizar e enviar em formato pdf)

      • Ofício Institucional (digitalizar e enviar em formato pdf)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Receber assessoria e consultoria técnica

      Antes do envio do e-mail, atender Etapa 1 acima.

      O solicitante receberá informações personalizadas, que venham a responder suas dúvidas e necessidades. Caso seja necessário, a equipe do LATHEMA poderá agendar junto ao solicitante uma data e local para o recebimento da assessoria ou consultoria presencial. Se o solicitante não puder comparecer no dia agendado, este deve entrar em contato com o serviço, preferencialmente com antecedência, informando a impossibilidade de comparecimento.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Enviar e-mail para:

      vetor.malaria@ioc.fiocruz.br (Vigilância Entomológica em Malária Extra-Amazônica),

      vetor.fabreamarela@ioc.fiocruz.br (Vigilância Entomológica em Febre Amarela); ou,

      mosquitos@ioc.fiocruz.br (Vigilância Entomológica em Febre do Nilo Ocidental).

        Presencial : 

      Endereço:  Av. Brasil 4365, Pavilhão Carlos Chagas, 4º andar, sala 414, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil - CEP 21040-900. 

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber relatório

      Após a análise das informações obtidas nas reuniões, é disponibilizado na plataforma gov.br, utilizada para a solicitação do serviço, um relatório técnico contendo as decisões tomadas por ambas as partes.

      É importante que seja respondida a pesquisa de satisfação disponibilizada no gov.br, ao término da prestação do serviço. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 45 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Endereço: Av. Brasil 4365, Pavilhão Carlos Chagas, 4º andar, sala 414, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil - CEP 21040-900.

    Telefone: 21 2562-1262 / 21 2562-1378 / 21 2562-1378

    E-mail: vetores.febreamarela@ioc.fiocruz.br

    Site: https://www.ioc.fiocruz.br/referencia/malaria

    Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados.


    Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: febre amarelafebre do nilo ocidentalmaláriaassessoriacoleta de mosquitos vetores
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