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Realizar estudos de Bioequivalência/Biodisponibilidade relativa - Fiocruz/RJ

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Pesquisa, Formação e Capacitação > Pesquisas e Ensaios
Realizar estudos de Bioequivalência/Biodisponibilidade relativa - Fiocruz/RJ
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Serviço de Equivalência e Farmacocinética (SEFAR) realiza estudos de Bioequivalência/Biodisponibilidade para aprovação dos medicamentos candidatos a Genéricos, Similares na Anvisa. O serviço pode pode ser contratado para atuar como centro responsável por todas as etapas do estudo ou somente para a etapa analítica.

    Etapa clínica: é a etapa de administração dos medicamentos, avaliação clínica, coleta de amostras. A etapa clínica é responsável pelo o envio das amostras biológicas para o centro analítico com empresa especializada e pela análise estatística após a análise das amostras. Essa etapa tem custo variável, depende do delineamento do estudo. Documentação necessária para etapa: Parecer de aprovação do Comitê de ética em pesquisa e dossiê documental de etapa clínica conforme legislação. A etapa é realizada no centro clínico ou Hospital definido no protocolo.

    Etapa analítica: é a etapa de desenvolvimento e validação de método e análise das amostras. Essa etapa tem custo variável. Documentação necessária para etapa: Dossiê documental de etapa analítica conforme legislação. Esta etapa é realizada no SEFAR.

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e entidades públicas

    É necessário ter o produto para teste disponibilizado para análise

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar e aprovar orçamento

      A solicitação deve ser realizada por e-mail. É necessário aprovar o orçamento para o início do estudo.

      O cliente deve assinar o orçamento e enviar a aprovação do mesmo através do e-mail. O pagamento será realizado ao longo das demais etapas até o fim do processo, de forma definida pelo contrato firmado.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      sefar@fiocruz.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Orçamento aprovado

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Assinar o contrato ou termo de cooperação

      O cliente deve assinar o contrato ou um termo de cooperação e enviar via e-mail ou via Sedex.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      sefar@fiocruz.br

        Postal : 

      Fiocruz/Sefar - Serviço de Equivalência Farmacêutica e Farmacocinética
      Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos
      CEP: 21040-360 - Rio de Janeiro, RJ

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Contrato ou Termo de Cooperação

      Custos

      • Valor inicial na assinatura do contrato
        O valor do serviço dependerá do estudo a ser realizado.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Aprovar o protocolo

      O cliente deve aprovar o protocolo, elaborado para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa, e enviar ao Sefar via correios, assinado. 

      Canais de prestação

        Postal : 

      Fiocruz/Sefar - Serviço de Equivalência Farmacêutica e Farmacocinética
      Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos
      CEP: 21040-360 - Rio de Janeiro, RJ

        E-mail : 

      sefar@fiocruz.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Protocolo Clínico

      Custos

      • Elaboração de protocolo clínico
        O custo de cada fase pode variar de forma definida pelo contrato firmado

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Receber os relatórios

      Após a realização do estudo é realizada a entrega de todos os documentos, relatórios e certificados ao patrocinador.

      Canais de prestação

        Postal : 

      Os relatórios serão enviados via correios.

        E-mail : 

      informado na solicitação.

      Custos

      • Entrega dos relatórios
        O custo de cada fase pode variar de forma definida pelo contrato firmado

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 60 e 180 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefones: (21) 3865-9568 / (21) 3865-9229

     E-mail: sefar@fiocruz.br

     Site: https://portal.fiocruz.br/pt-br/sefar


    Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Resolução - RE nº 1170, de 19 de abril de 2006 - ANVISA - link para a legislação: http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/medicamentos/produtos/bioequivalencia-e-biodisponibilidade/legislacao


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado por diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé, igualdade, eficiência, segurança e ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    Rampa


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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  • Solicitar Certificação secundária de Centro de Bioequivalência
  • Solicitar Registro de Medicamentos
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: BioequivalênciaBiodisponibilidade RelativaGenéricos.
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