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Realizar atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Cecília - HCPA

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Atendimento Especializado
Realizar atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Cecília - HCPA " UBS SANTA CECILIA" , " UNIDADE BASICA DE SAUDE SANTA CECILIA" , " UBS HCPA"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?
    A UBS Santa Cecília é um serviço de Atenção Primária à Saúde vinculada ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), como área de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É formada por 4 Equipes (multiprofissionais) de Saúde da Família, responsável pelo cuidado da população registrada, definida pela Secretaria Municipal de Saúde. A atenção à saúde é prestada por médicos/as, enfermeiras, assistente social, farmacêutica e nutricionista do corpo clínico do HCPA, juntamente com os professores da UFRGS, residentes e estudantes de graduação e pós-graduação. Atendimentos realizados: Atendimento médico individual a todos os grupos etários: recém-nascidos, crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos e gestantes; Atividades em grupo: controle do tabagismo, gestantes, grupo da terceira idade, escola da coluna, alcoólicos anônimos, ginástica, saúde mental, apoio emocional, cuidado aos cuidadores, controle do peso, atividade física adulto e infantil ; Consultas e procedimentos de enfermagem; Consultas para avaliação e orientação nutricional; Aplicação medicamentos injetáveis e nebulizações (com receita médica atualizada), curativos, retirada de pontos e outros procedimentos de enfermagem; Verificação da pressão arterial e de glicose (com prescrição médica ou de enfermagem); Vacinação de adultos e crianças; Procedimentos cirúrgicos (drenagem de abscesso, cantoplastia, lavagem otológica, crioterapia, exéreses, suturas, infiltrações articulares, agulhamento seco) Atenção farmacêutica; Visitas domiciliares; Realização de cartão SUS, encaminhamento para especialidades, fornecimento de laudos para obtenção de medicamentos e insumos, fornecimento de atestados de saúde.
  • Quem pode utilizar este serviço?
    Usuários cadastrados na UBS Santa Cecília - conforme a Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, somente a população registrada ao serviço, segundo sua distribuição territorial, pode ser cadastrada na UBS.
    Os endereços são definidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) - https://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=917 Para abrir a planilha clicar em: TABELA DE UNIDADES DE SAÚDE DE REFERÊNCIA CONFORME ENDEREÇOS
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Realizar cadastro na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília

      Canais de prestação

        Presencial : 
      Apresentar-se no balcão da Recepção da UBS, na Rua São Manoel 543, Bairro Santa Cecília, para realizar o cadastro de abertura do prontuário.
      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Comprovante de Residência: qualquer documento que comprove a sua residência com validade de 60 dias. O cartão do SUS poderá ser emitido na hora do atendimento. Documento de identificação oficial com foto Usuário menor de 18 anos apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade e estar acompanhado por um adulto responsável.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Realizar agendamento de consultas

      Canais de prestação

        Presencial : 
      Para atendimento no mesmo dia: A agenda médica é liberada diariamente e as marcações são presenciais com agendamento para o atendimento no dia, até esgotada a capacidade de oferta no turno.
      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

        Telefone : 
      Atendimento a idosos e deficiente físico: nas sextas-feiras das 09h30 às 12h, por meio do telefone (51) 3359-7500. Teleatendimentos: de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, exceto quarta-feira (09h às 12h e 14h às 17h), por meio do telefone (51) 3359-8685.
      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

        Aplicativo móvel : 
      WhatsApp (marcações de teleatendimentos e consultas remanescentes nas agendas: de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, exceto quarta-feira (09h às 12h e 14h às 17h), por meio do telefone (51) 9806-9915.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Cartão do SUS ou documento de identidade.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Realizar a consulta

      Canais de prestação

        Presencial : 
      Apresentar-se na recepção da UBS com o ticket da consulta, cartão SUS ou documento de identidade para dar presença e aguardar ser chamado pelo nome para atendimento no consultório.
      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

        Telefone : 
      O usuário deverá ficar com o telefone disponível / acessível no horário agendado, para que o profissional assistente possa realizar o atendimento por telefone.
      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Renovar receita de medicação de uso contínuo

      Canais de prestação

        Presencial : 
      A renovação de receitas de uso contínuo, prescritas pelos profissionais da UBS que acompanham os usuários, podem ser solicitadas diretamente na farmácia, sete dias antes do vencimento de sua validade.
      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identidade e a última receita,

      Tempo de duração da etapa

      Até 7 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato pelo telefone (51) 3359-8685 e Whatsap (51) 9806-9915. Para registrar reclamações ou sugestões favor acessar: https://www.hcpa.edu.br/fale-conosco/ouvidoria/registre-sua-manifestacao ou envie e-mail para ouvidoria@hcpa.edu.br.

    Este é um serviço do(a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
    A agenda médica é liberada diariamente e as marcações são presenciais com agendamento para o atendimento no dia. Porém em algumas circunstâncias pode ser necessário chamar ao atendimento conforme prioridade de gravidade do caso ou avaliação imediata de algum paciente. Caso identifique alguma emergência o paciente será encaminhado pela equipe médica para o local mais adequado para resolução do problema.

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Realizar consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília - HCPA
  • Realizar cadastro na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília – HCPA‎
  • Realizar vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília - HCPA
  • Receber medicamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília – HCPA
  • Realizar cirurgia no HCPA
  • Solicitar autorização para construção ou ampliação de unidade de liquefação ou de regaseificação de gás natural
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: POSTO DE SAUDEUBS UNIDADE BÁSICA DE SAÚDESAUDE DA FAMILIA
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