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Você está aqui: Página Inicial Serviços Protocolar documentos no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)

Protocolar documentos no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Outros Serviços
Protocolar documentos no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) (Protocolo) " Protocolo.GOV.BR"
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Avaliação: 4.5 (562)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O serviço de protocolo permite que cidadãos, empresas, organizações da sociedade civil e entidades públicas possam protocolar documentos e processos físicos ou eletrônicos no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O canal funciona como um meio de comunicação oficial para envio e acompanhamento de documentos endereçados ao MMA. O acesso pode ser realizado presencialmente ou de forma eletrônica, garantindo praticidade e eficiência nas solicitações.

  • Quem pode utilizar este serviço?
    Qualquer pessoa ou instituição pode utilizar este serviço, incluindo cidadãos, órgãos públicos, entidades vinculadas ao MMA e usuários internos, como servidores, estagiários e prestadores de serviço. Empresas, associações e organizações da sociedade civil devem utilizar o serviço por meio de um representante autorizado.
    a) Comparecer, presencialmente, ao balcão de atendimento do Serviço de Protocolo do MMA com a documentação a ser protocolada;
    b) Criar/possuir conta de acesso única do Governo no Portal GOV.BR.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o Portal Gov.Br e realizar o protocolo
      Faça login no Portal Gov.Br.
      Acesse a página do serviço "Protocolar documentos junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima".
      Preencha os dados da solicitação.
      Anexe o documento contendo as informações básicas do destinatário ou do processo já existente.
      Anexe outros documentos correspondentes, se necessário.
      Confira todos os dados preenchidos e conclua a solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      GOV.BR

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
      E-mails sepro@mma.gov.br e sei@mma.gov.br
      Presencialmente: Esplanada dos Ministérios - Bloco B – Térreo - Sala T 18 - Brasília/DF - CEP: 70.068-901
      Telefones: (61) 2028-1317 e (61) 2028-1331

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resposta e acompanhar o processo

      Os documentos protocolados passarão por uma conferência realizada pelo MMA.

      Após a conferência, os documentos serão tramitados para a área de destino correspondente.

      O usuário receberá uma notificação sobre o status da protocolização, incluindo o Número Único de Protocolo (NUP), se gerado.

      Utilize o NUP para acompanhar o andamento do processo no Portal Gov.Br.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site class="external-link">GOV.BR

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
      E-mails sepro@mma.gov.br e sei@mma.gov.br
      Presencialmente: Esplanada dos Ministérios - Bloco B – Térreo - Sala T 18 - Brasília/DF - CEP: 70.068-901
      Telefones: (61) 2028-1317 e (61) 2028-1206

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 1 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Nos casos de restrição técnica ou de grande volume de documentos, a digitalização poderá ser efetuada em até 5 (cinco) dias úteis


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • Conta de acesso única do Governo: https://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/
    • Documentos protocolados no MMA: sepro@mma.gov.br
    • Funcionamento da ferramenta: sei@mma.gov.br

    Este é um serviço do(a) Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Decreto nº 8539 (planalto.gov.br)

    • PORTARIA INTERMINISTERIAL N° 1.677, DE 07 DE OUTUBRO DE 2015 — Portal de Compras do Governo Federal (www.gov.br)

    • PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 11, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2019 — Portal de Compras do Governo Federal (www.gov.br)


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Protocolo EletrônicoSistema Eletrônico de InformaçõesProcesso EletrônicoProcesso administrativoAcesso ao SEIProtocolizaçãoProtocolar documentosProtocolo.GOV.BR
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