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Protocolar documentos junto à Fundação Biblioteca Nacional

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Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Outros Serviços
Protocolar documentos junto à Fundação Biblioteca Nacional " Biblioteca Nacional" , " Protocolo Digital da Fundação Biblioteca Nacional" , " Protocolo GOV.BR"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Protocolo GOV​.BR é um serviço que possibilita o envio (protocolar) de documentos em geral de forma digital à Fundação Biblioteca Nacional, sem a necessidade de deslocamento presencial ao setor de Protocolo.

    O serviço visa simplificar e melhorar o atendimento ao público com praticidade, agilidade e segurança, economizando assim tempo e recursos.

    O serviço permite o envio de documentos, somente, em formatos: PDF, JPEG, GIF, TIFF com tamanho máximo de 30 MB por documento.

    Com a implantação do Protocolo GOV​.BR, a Fundação Biblioteca Nacional cumpre o disposto no Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que estabelece o uso do meio eletrônico para o processo administrativo e possibilita a simplificação do atendimento ao cidadão, conforme preconiza o Decreto n° 9.094, de 17 de junho de 2017.

    Faça o download da Cartilha do Protocolo GOV.BR - Cidadão.

    Este serviço não recebe documentação para o registro de obras intelectuais. Para essa finalidade, acesse a página do serviço Registrar ou Averbar Direitos Autorais.

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Pessoa física, interessada ou não;
    • Representante de empresas, associações, organizações da sociedade civil, entre outros;
    • Representante de órgãos e entidades da Administração Pública.

    Requisito: Possuir conta de acesso único do GOV​.BR categoria bronze ou superior. Crie aqui a sua conta GOV.BR.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar documento
      • acessar a página do serviço “Protocolar documentos junto a Fundação Biblioteca Nacional” e clicar no botão Iniciar;
      • fazer login no Portal GOV​.BR;
      • escolher o tipo de solicitação;
      • preencher o formulário da solicitação;
      • anexar os documentos necessários, conforme orientações do formulário de solicitação;
      • conferir os dados e concluir a solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ver orientações do formulário de solicitação.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações

    Contate a Divisão de Gestão de Documental pelo e-mail: protocolodigital@bn.gov.br


    Este é um serviço do(a) Fundação Biblioteca Nacional . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.
      Decreto n° 9.094, de 17 de junho de 2017.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Solicitar apoio para pesquisa a distância na Biblioteca Nacional
  • Solicitar reprodução do acervo da Biblioteca Nacional
  • Protocolar documentos junto à Fundação Alexandre de Gusmão
  • Obter Certificado de Registro de Título para Obras não publicitárias
  • Protocolar documentos junto a Fundação Nacional de Artes
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: • Protocolo Eletrônico• Sistema Eletrônico de Informações• Processo Eletrônico• Processo administrativo• Acesso ao SEI• Protocolização• Protocolar documento• Protocolizar documento• Protocolo Digital• Protocolo• Enviar documento• Enviar requerimento• Enviar pedido• Abrir processo• Autuar processo• Atendimento de protocolo • Protocolo GOV.BR
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