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Você está aqui: Página Inicial Serviços Programar navios para atracar e desatracar no Porto de Angra dos Reis

Programar navios para atracar e desatracar no Porto de Angra dos Reis

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Instalações Portuárias
Programar navios para atracar e desatracar no Porto de Angra dos Reis
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Este serviço permite que os usuários programem os navios que irão atracar e desatracar no Porto de Angra dos Reis.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Armador e Agente Marítimo

    O Agente Marítimo/Armador deverá solicitar para a Gerência de Operações do Porto de Angra dos Reis o cadastramento nos sistemas SILOG e Porto Sem Papel (PSP) através do e-mail apoio.gerang@portosrio.gov.br

    Para o cadastramento no sistema porto sem papel, onde será possível gerar o Documento Único Virtual (DUV), informar:

    • CNPJ;
    • Razão social;
    • Situação cadastral;
    • Telefone;
    • CNAE;
    • Endereço;
    • Inscrição Estadual;
    • Inscrição Municipal;
    • E-mail;
    • Nome e cargo Executivo-chefe.

    Além disso, é necessário informar os dados (Nome, CPF, e-mail, telefone, endereço) dos empregados que estão habilitados a trabalhar no referido sistema.

    Para se cadastrar no sistema SILOG, onde será possível gerar a Solicitação para utilização da Infraestrura Aquaviária, é necessário fornecer as seguintes informações:

    • Razão social;
    • CNPJ;
    • Responsável;
    • Telefone/ Fax;
    • E-mail.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Etapa 1 - Criar DUV - Documento Único Virtual

      1 - Acessar o sistema Porto Sem Papel (PSP) 

      https://concentrador.portosempapel.gov.br/portal/

      2 - Cadastrar a embarcação no PSP;

      3 - Gerar o Documento Único Virtual (DUV) no sistema PSP;

      Seguir procedimentos do SILOG

      https://silog.portosrio.gov.br/silog/

      4 - Solicitar a ratificação do DUV no PSP;

      5 - Solicitar atracação e desatracação no PSP.

      Canais de prestação

        Web : 

       https://concentrador.portosempapel.gov.br/portal/

      https://silog.portosrio.gov.br/silog/

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema informatizado está indisponível o atendimento aos serviços são realizados através:

      Telefone: (021) 99634-2491 

      E-mail: apoio.gerang@portosrio.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Etapa 1 – Criar DUV Documento Único Virtual

      • 1-  Acessar o sistema PSP: https://concentrador.portosempapel.gov.br/portal/

      • 2-  Cadastrar ou atualizar os dados da embarcação no sistema PSP: para a criação dos DUV' s as agências de navegação/Armadores carregam os dados a partir do cadastro das embarcações, por exemplo, basta inserir o número da embarcação (nº IMO) e o sistema pesquisa no cadastro de embarcações.

      • 3 - Gerar o Documento Único Virtual (DUV) no sistema PSP: O DUV contém todas as informações referentes ao processo realizado para uma estadia de uma embarcação em um porto marítimo. DUV é constituído por diversas "partes" (janelas) que serão preenchidas por diversos atores em momentos diferentes e específicos.

      • Seguir os procedimentos da ETAPA 2 no sistema SILOG: 

        https://silog.portosrio.gov.br/silog/

        Após retornar aos passos seguintes.

      • 4 - Solicitar a ratificação do DUV no PSP: para a o plantão operacional,  que irá inserir o número da programação (SILOG) e atracação no sistema PSP.

      • 5 -  Solicitar atracação e desatracação no PSP: só poderá ser realizada após anuência de todas as autoridades.

      • Etapa 2 - Criar Anúncio do Navio

        1-  Acessar o sistema SILOG https://silog.portosrio.gov.br/silog/

         

      • 2 - O usuário cria anúncio de navio complementando dados operacionais relacionados a estadia da embarcação no porto, para que o operador portuáiro esteja de acordo e o plantão operacional autorize, gerando uma programação de navíos onde serão registrados todos os dados da estadia do

      • 3 -  Cadastrar a previsão de operações que o navio realizara no porto.

      • 4 -  Realizar o pedido de manobra de atracação e desatracação a ser autorizada pelo plantão operacional do porto.

      • 5 - Preencher os dados relacionados à programação das operações a serem realizadas a serem autorizadas pelo plantão operacional do porto.

      • Nesta etapa os dados já vem previamente preenchidos do sistema PSP, restando somente alguns dados relacionados às operações e estadia da embarcação no Porto de Angra dos Reis.

      Importante saber
      • Para cadastrar a embarcação no PSP é necessário prestar as seguintes informações:

        1- n° IMO, nome da embarcação, armador proprietário, armador afretador, nome da sociedade classificadora, bandeira, tipo de embarcação, tipo superestrutura, tipo casco, área Navegação, finalidade da embarcação, comprimento da embarcação (m), largura embarcação (m), altura embarcação (m), calado máximo (m), calado mínimo (m) do navio, velocidade máxima (nós);

      • Arqueação Bruta (Ab), Arqueação Líquida (Ab) DWT (T), capacidade Água Lastro (mt), capacidade máxima água potável (m3), autonomia retenção (dias), nº câmaras refrigeradas capac. máxima efluentes (m3), quantidade de  cozinhas, quantidade tanques lastro, quantidade tanques a bordo, quantidade unidades ar condicionado, quantidade piscinas adulto, quantidade piscinas infantis, altura de borda livre;

      • capacidade do equipamento de bordo da embarcação, ano de fabricação, se possui guindaste de bordo, disposição do guindaste da embarcação, disposição do guindaste da embarcação,  dados de comunicação, dados de certificados, notificações de inspeção, passes de entrada e saída da polícia marítima, tripulação de segurança e histórico VTMIS.

      • 2 - Solicitar atracação e desatracação no PSP, necessitam das seguintes informaçõas: agência de navegação, CPF do representante da agência, porto de estadia, natureza da estadia, data/hora prevista de chegada no Porto (Fundeio),data/hora prevista de atracação, local previsto da atracação e data/hora prevista da desatracação.

      • 3 - Informações a serem prestadas para solicitarem a atracação: lista de tripulantes e passageiros, armas e munições, características da estadia, características da embarcação, informações sanitárias, provisões de bordo e manifestos de carga. Após o preenchimento das informações do DUV ,o usuário da agência de navegação deverá confirmar a solicitação de atracação da embarcação.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Etapa 2 - Criar Anuncio do Navio

      No https://silog.portosrio.gov.br/silog/ criar anuncio de navio com dados operacionais da estadia da embarcação para que o operador portuário esteja de acordo e o plantão autorize; Cadastrar a previsão de operações no porto; Realizar o pedido de manobra de atracação e desatracação a ser autorizada pelo plantão do porto; Preencher os dados da programação das operações a serem realizadas e autorizadas pelo plantão do porto.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://concentrador.portosempapel.gov.br/portal/

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Email: apoio.gretang@portosrio.gov.br

      Telefone: 21 99634-2491

      Casos Específicos

        E-mail : 

      Email: apoio.gretang@portosrio.gov.br

      Telefone: 21 99634-2491

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Nesta etapa os dados ja vem previamente preenchidos do sistema PSP, restando somente alguns dados relacionados à operações e estadia da ebarcação no Porto de Angra dos Reis.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Não existe prazo regulamentado.  As etapas vão ocorrendo de acordo com as demandas Agências Marítimas. E é gratuita.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: (21)99634-2491

    E-mail: apoio.gerang@portosrio.gov.br


    Este é um serviço do(a) Companhia Docas do Rio de Janeiro . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    https://silog.portosrio.gov.br/silog/


    Legislação
    • Lei 12.815 de 2013.

      (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12815.htm)

    • Regulamento de Exploração dos Portos organizados do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis.

      https://www.portosrio.gov.br/sites/default/files/inline-files/REGULAMENTO_DE_EXPLORACAO_DOS_PORTOS_0.pdf


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    Atendimento presencial poderá ser realizado no Porto de Angra dos Reis, Preaça lopes trovão sem número

     


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Atracação de NaviosProgramação de NaviosDesatracação de Navios
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