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Solicitar outorga de autorização ou alteração de perfil de carga de Terminais Portuários Privados

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Instalações Portuárias
Solicitar outorga de autorização ou alteração de perfil de carga de Terminais Portuários Privados
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Esse ato refere-se à emissão da Declaração de Adequação do empreendimento às diretrizes do planejamento e das políticas do setor portuário e a expedição de autorização por meio de assinatura de contrato de adesão ou celebração de termo aditivo ao contrato da instalação portuária privada.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresa (Pessoa Jurídica)

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar a emissão da declaração de adequação do empreendimento

      Emitir declaração de adequação do empreendimento após análise técnica quanto a solicitação em relação às diretrizes do planejamento e das políticas do setor portuário.

      Canais de prestação

        Web : 

      Solicitar peticionamento eletrônico via SUPER. Acessar link abaixo:

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) útil(eis)
    2. Solicitar a expedição de autorização para alteração do perfil de carga

      Expedir autorização por meio de assinatura de contrato de adesão ou celebração de termo aditivo ao contrato de instalação portuária privada.

      O pedido necessita de análise do processo realizado no âmbito da Antaq: verificação de documentos necessários, elaboração de minuta de documento e análise de viabilidade técnica e jurídica.

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo digital.

      Acesse aqui

        Presencial : 

      Protocolo do Ministério dos Transportes

      Esplanada dos Ministérios Bloco R

      Edifício Sede - Térreo

      CEP: 70044-902

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 120 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    leandro.oliveira@mpor.gov.br


    Este é um serviço do(a) Ministério de Portos e Aeroportos . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter outorga de autorização da Antaq para construção e exploração de instalação portuária privada localizada fora da área do Porto Organizado
  • Requisitar a emissão de declaração de adequação para obter autorização para exploração indireta de áreas não afetas à operação portuária
  • Obter autorização da Antaq para ampliação da área da instalação portuária privada localizada fora da área de Porto Organizado
  • Requisitar a transferência de titularidade de autorização para exploração de instalação portuária privada
  • Obter autorização para estadia de embarcações em portos brasileiros no Porto Sem Papel
  • Solicitar aprovação de projeto para exploração direta ou indireta de áreas instalações não afetas às operações portuárias, para fins de revitalização
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Portos;Outorga;Aquaviário.
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