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Você está aqui: Página Inicial Serviços Participar dos leilões públicos para comprar produtos nas operações do Contrato de Opção de Compra de Produtos Agropecuários

Participar dos leilões públicos para comprar produtos nas operações do Contrato de Opção de Compra de Produtos Agropecuários

Info

Agricultura e Pecuária

Apoio e Promoção > Serviços de Suporte
Participar dos leilões públicos para comprar produtos nas operações do Contrato de Opção de Compra de Produtos Agropecuários (COC) " Contrato de Opção de Compra de Produtos Agropecuários (COC)" , " Opção de Compra" , " Leilões de COC"
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 09/10/2025
  • O que é?

    As operações de COC são realizadas por meio de leilões públicos, sendo instrumentos de Apoio à Comercialização lançados quando o Governo Federal tiver necessidade de complementar a oferta e sinalizar preço futuro. Por meio deste serviço o interessado garante o direito, mas não a obrigação, de comprar o produto do estoque do Governo Federal numa data futura, a um preço previamente fixado.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer interessado enquadrado nos segmentos econômicos definidos no Aviso específico referente a operação.

    Estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican), não estar inadimplente com a Conab e com o Governo Federal. Também, deverá autorizar um corretor, ligado a uma Bolsa de Mercadorias credenciada pela Conab, para representar o interessado no leilão.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Consultar Avisos de leilões e Comunicados divulgados pela Conab

      Para consultar os Avisos de leilão de COC e Comunicados publicados pela Conab, acessar o Portal de Comercialização da Conab  em https://portaldecomercializacao.conab.gov.br ou Acesse Leilões no endereço: https://acesseleiloes.conab.gov.br/#/home ou o aplicativo para celular no endereço https://www.gov.br/pt-br/apps/acesse-leiloes

      Canais de prestação

        Web : 

      Para consultar os Avisos de leilão de COC e Comunicados publicados pela Conab, acessar o Portal de Comercialização da Conab  em Acesse o site ou Acesse Leilões no endereço: Acesse o site ou o aplicativo para celular no endereço Acesse o site 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar em contato via telefone 61.3312.6298. 

        Aplicativo móvel : 

      Para consultar os Avisos de leilão de COC e Comunicados publicados pela Conab, acessar o Portal de Comercialização da Conab  em https://portaldecomercializacao.conab.gov.br ou Acesse Leilões no endereço: https://acesseleiloes.conab.gov.br/#/home ou o aplicativo para celular no endereço https://www.gov.br/pt-br/apps/acesse-leiloes 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Realizar o cadastro

      Realizar (ou atualizar) o cadastro no Sican - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes.

      Habilitar o recebimento de SMS no celular informado no cadastro, para receber, de forma rápida e facilitada, as notificações da Conab referentes às operações de interesse.

      Canais de prestação

        Web : 

      Web

      ou

      Sican

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail sican@conab.gov.br ou entrar em contato via telefone 61.3312.6298.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Pessoa física: cópia de documento oficial de identificação.

        Pessoa jurídica:

        1. Cópia do documento que comprove a propriedade ou o vínculo com a propriedade comercial/rural ou área de exploração.

        2. Quando o cadastro do produtor for efetuado pela cooperativa ou associação, o Sican emitirá um Termo de Autorização que deve ser assinado pelo cooperado/associado e inserido no Sican.

        No caso de PJ, será verificado o CEIS - Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Contactar uma Bolsa de Mercadorias ou corretora para representar o interessado no leilão

      Escolher uma corretora filiada a qualquer uma das Bolsas de Mercadorias credenciadas pela Conab para representar o interessado no leilão.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar em contato via telefone 61.3312.6298.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Autorizar um corretor para representar o interessado no leilão

      Autorizar o corretor para representar o interessado no leilão, por meio do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      ou

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar em contato via telefone 61.3312.6298.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Autorização de corretagem emitida pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    5. Acompanhar a execução do leilão

      Acompanhar a execução do leilão, caso queira, e certificar quais os lotes foram arrematados no leilão, para posterior execução das exigências previstas no Aviso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar em contato via telefone 61.3312.2245.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    6. Verificar resultado do leilão

      Para verificar o resultado do leilão acessar:

      - o Portal de Comercialização da Conab; ou

      - o próprio Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab - Siscoe; ou

      - por meio do Acesse Leilões no endereço: https://acesseleiloes.conab.gov.br/#/home, disponível também em aplicativo para celular no endereço https://www.gov.br/pt-br/apps/acesse-leiloes.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      ou

      Acesse o site

      ou

      Acesse o site, disponível também em aplicativo para celular no endereço Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar em contato via telefone 61.3312.6298.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    7. Efetuar o pagamento do prêmio e, quando exigido, registrar contrato e recolher taxa de registro

      Efetuar o pagamento do prêmio e, quando exigido, da taxa de registro de acordo com instruções contidas nos Avisos específicos.

      Canais de prestação

        Web : 

      Plataforma de pagamento.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar em contato via telefone 61.3312.2245.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Comprovante(s) de pagamento(s).

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) útil(eis)
    8. Optar pelo exercício ou não do Contrato de Opção

      Na data previamente estipulada no Aviso, informar ao corretor que representa o interessado a intenção de exercer o contrato para compra do produto objeto da operação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Contato com a corretora para informar a intenção de exercer o contrato.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar em contato via telefone 61.3312.2245.

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) útil(eis)
    9. Realizar o pagamento pelo produto objeto do contrato

      No período previsto no Aviso, realizar o pagamento do produto, conforme instruções contidas no Aviso específico.

      Canais de prestação

        Web : 

      Pagamento será efetuado por Guia de Recolhimento da União - GRU

      ou

      Via Pix

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar em contato via telefone 61.3312.2245.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Comprovante de pagamento.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    10. Promover a retirada do produto objeto do contrato

      Promover a retirada do produto objeto do contrato.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Presencialmente na unidade armazenadora depositária do estoque objeto do contrato.

      Tempo estimado de espera :  Até 15 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Arquivo "XML" da Nota Fiscal faturada pela Conab e outros documentos exigidos no Aviso.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 3 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para mais informações ou dirimir quaisquer dúvidas sobre este serviço: 

    Enviar mensagem para o e-mail: geope@conab.gov.br

    Ligue para o telefone: (61) 3312.2245


    Este é um serviço do(a) Companhia Nacional de Abastecimento . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: COCLeilão COCContrato Opção de CompraCOC Conab
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