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Você está aqui: Página Inicial Serviços Participar dos Leilões Públicos para Comprar Produto nas Operações de Prêmio para o Escoamento do Produto

Participar dos Leilões Públicos para Comprar Produto nas Operações de Prêmio para o Escoamento do Produto

Info

Agricultura e Pecuária

Apoio e Promoção > Serviços de Suporte
Participar dos Leilões Públicos para Comprar Produto nas Operações de Prêmio para o Escoamento do Produto (PEP) " Prêmio para o Escoamento do Produto (PEP)" , " Leilões de PEP"
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 09/09/2025
  • O que é?

    As operações de PEP são realizadas por meio de leilões públicos, sendo instrumentos de Apoio à Comercialização lançadas quando o preço do produto estiver abaixo do mínimo, na forma prevista na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Neste instrumento, os segmentos aptos a participarem receberão o valor pago pelo Governo Federal, se dispuserem a comprar o produto de produtores rurais ou de suas cooperativas, pelo preço mínimo, e realizar seu escoamento ou de seus derivados conforme estabelecido em Aviso.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer interessado enquadrado nos segmentos econômicos definidos no Aviso específico referente a operação. 

    Estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican), não estar inadimplente com a Conab e com o Governo Federal. Também, deverá autorizar um corretor, ligado a uma Bolsa de Mercadorias credenciada pela Conab, para representar o interessado no leilão.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Consultar Avisos de leilões e Comunicados divulgados pela Conab

      Para consultar os Avisos de leilão de PEP e Comunicados publicados pela Conab, acessar o Portal de Comercialização da Conab  em https://portaldecomercializacao.conab.gov.br ou Acesse Leilões no endereço: https://acesseleiloes.conab.gov.br/#/home ou o aplicativo para celular no endereço https://www.gov.br/pt-br/apps/acesse-leiloes

      Canais de prestação

        Web : 

      Para consultar os Avisos de leilão de PEP e Comunicados publicados pela Conab, acessar o Portal de Comercialização da Conab  em Acesse o site ou Acesse Leilões no endereço: Acesse o site ou o aplicativo para celular no endereço Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Realizar o cadastro

      Realizar (ou atualizar) o cadastro no Sican - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes.

      Habilitar o recebimento de SMS no celular informado no cadastro, para receber, de forma rápida e facilitada, as notificações da Conab referentes às operações de interesse.

      Canais de prestação

        Web : 

      Web

      ou

      Sican

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail sican@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Pessoa física: cópia de documento oficial de identificação. 

        Pessoa jurídica: 

        1. Cópia do documento que comprove a propriedade ou o vínculo com a propriedade comercial/rural ou área de exploração.

        2. Termo de Autorização que deve ser assinado pela pessoa física (cooperado ou associado) que está sendo adicionada para comprovar o vínculo com essa cooperativa/associação.

        3. Autorização de cadastro no Sican, a pedido do participante, quando realizado por empregados da Conab.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Contactar uma Bolsa de Mercadorias ou corretora para representar o interessado no leilão

      Escolher uma Bolsa de Mercadoria ou uma corretora para representar o interessado no leilão.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Autorizar um corretor para representar o interessado no leilão

      Autorizar o corretor para representar o interessado no leilão, por meio do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      ou 

      Acesse o sistema

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Autorização de corretagem emitida pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    5. Acompanhar execução do leilão

      Acompanhar a execução do leilão, caso queira, e certificar quais os lotes foram arrematados no leilão, para posterior execução da exigências previstas no Aviso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o sistema

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    6. Verificar resultado do leilão

      Para verificar o resultado do leilão acessar:

      - o Portal de Comercialização da Conab; ou

      - o próprio Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab - Siscoe; ou

      - por meio do Acesse Leilões no endereço: https://acesseleiloes.conab.gov.br/#/home, disponível também em aplicativo para celular no endereço https://www.gov.br/pt-br/apps/acesse-leiloes.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site 

      ou

      Acesse o sistema

      ou 

      Acesse o site, disponível também em aplicativo para celular no endereço Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    7. Comprar o produto diretamente do produtor rural ou de cooperativa e realizar o pagamento

      Comprar o produto pelo Preço Mínimo estabelecido pelo Governo Federal, devendo o produto adquirido ser da safra e da região estabelecidas no Aviso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - Siscom

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.2245. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Nota fiscal de compra do produto (emitida pelo produtor), que deverá ser inserida no Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - SISCOM Externo.

      Tempo de duração da etapa

      Até 35 dia(s) corrido(s)
    8. Escoar o produto para região definida no Aviso

      Escoar o produto diretamente para os locais estipulados no Aviso; ou

      Comprovar que o comprador localizado em região não prevista no Aviso, realizará o escoamento do produto para as regiões definidas no Aviso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - Siscom

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.2245. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação a ser apresentada, nas condições definidas no Aviso, tais como:

        1) Nota Fiscal Eletrônica de venda, movimentação e escoamento ("xml" quando se tratar de Nota Fiscal eletrônica ou PDF, se manual)

        2) Conhecimento de Transportes Eletrônicos (CTEs).

      Tempo de duração da etapa

      Até 120 dia(s) corrido(s)
    9. Comprovar a operação

      Comprovar a operação, inserindo no Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - SISCOM Externo, a documentação de acordo com as instruções do Aviso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - Siscom

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.2245. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação a ser apresentada, nas condições definidas no Aviso, tais como:

        1) Nota Fiscal Eletrônica de venda, movimentação e escoamento ("xml" quando se tratar de Nota Fiscal eletrônica ou PDF, se manual)

        2) Conhecimento de Transportes Eletrônicos (CTEs).

      Tempo de duração da etapa

      Até 120 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.2245. 


    Este é um serviço do(a) Companhia Nacional de Abastecimento . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: PEPLeilão de PEPConab PEP
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