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Você está aqui: Página Inicial Serviços Participar dos Leilões Públicos para Aquisição em Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agropecuário de Contrato de Opção Venda Privada

Participar dos Leilões Públicos para Aquisição em Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agropecuário de Contrato de Opção Venda Privada

Info

Agricultura e Pecuária

Apoio e Promoção > Serviços de Suporte
Participar dos Leilões Públicos para Aquisição em Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agropecuário de Contrato de Opção Venda Privada (PROP) " Prêmio de Risco para aquisição de Produto Agropecuário" , " Contrato de Opçao de Venda Privada (PROP)" , " Leilões de PROP."
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Última Modificação: 09/09/2025
  • O que é?

    O PROP é uma subvenção econômica (prêmio) concedida em leilão público ao segmento consumidor que se dispõe a adquirir (em data futura) determinado produto diretamente de produtores e/ou suas cooperativas, pelo preço de exercício fixado e nas Unidades da Federação estabelecidas pelo governo, utilizando-se para isso a oferta, em leilão privado, de contrato privado de opção de venda. Nesse sentido, a operação é composta por dois leilões. No primeiro, é leiloada a subvenção econômica ao segmento consumidor e, no segundo, são leiloados os contratos privados de opção de venda, onde quem arremata são os produtores rurais ou suas cooperativas.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    São empresas ou cooperativas que se dispuserem a comprar o produto de produtores rurais ou de suas cooperativas, pelo preço de referência, e realizar seu escoamento conforme estabelecido em Aviso.

    Estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican), não estar inadimplente com a Conab e com o Governo Federal e não se encontrar em situação de impedimento para participar do leilão. Bem como autorizar um Corretor a representá-lo no Leilão.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Consultar Avisos de leilões e Comunicados divulgados pela Conab

      Para consultar os Avisos de leilão de PROP e Comunicados publicados pela Conab, acessar o Portal de Comercialização da Conab  em https://portaldecomercializacao.conab.gov.br ou Acesse Leilões no endereço: https://acesseleiloes.conab.gov.br/#/home ou o aplicativo para celular no endereço https://www.gov.br/pt-br/apps/acesse-leiloes

      Canais de prestação

        Web : 

      Para consultar os Avisos de leilão de PROP e Comunicados publicados pela Conab, acessar o Portal de Comercialização da Conab  em Acesse o site ou Acesse Leilões no endereço: Acesse o site ou o aplicativo para celular no endereço Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Envie mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou ligue para: (61) 3312-6298

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Realizar o cadastro

      Realizar (ou atualizar) o cadastro no Sican - Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes.

      Habilitar o recebimento de SMS no celular informado no cadastro, para receber, de forma rápida e facilitada, as notificações da Conab referentes às operações de interesse.

      Canais de prestação

        Web : 

      Web

      ou

      Sican

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail sican@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Pessoa física: cópia de documento oficial de identificação.

        Pessoa jurídica:

        1. Cópia do documento que comprove a propriedade ou o vínculo com a propriedade comercial/rural ou área de exploração.

        2. Termo de Autorização que deve ser assinado pela pessoa física (cooperado ou associado) que está sendo adicionada para comprovar o vinculo com essa cooperativa/associação.

        3. Autorização de cadastro no Sican, a pedido do participante, quando realizado por empregados da Conab.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Contactar uma Bolsa de Mercadorias ou corretora para representar o interessado no leilão

      Escolher uma corretora filiada a qualquer uma das Bolsas de Mercadorias credenciadas pela Conab para representar o interessado no leilão.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Autorizar um corretor para representar o interessado no leilão

      Autorizar o corretor para representar o interessado no leilão, por meio do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      ou

      Acesse o sistema

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Autorização de corretagem emitida pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    5. Acompanhar execução do leilão

      Acompanhar a execução do leilão, caso queira, e certificar quais os lotes foram arrematados no leilão, para posterior execução das exigências previstas no Aviso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      ou

      Acesse o sistema

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    6. Verificar resultado do leilão

      Para verificar o resultado do leilão acessar:

      - o Portal de Comercialização da Conab; ou

      - o próprio Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab - Siscoe; ou

      - por meio do Acesse Leilões no endereço: https://acesseleiloes.conab.gov.br/#/home, disponível também em aplicativo para celular no endereço https://www.gov.br/pt-br/apps/acesse-leiloes.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site  

      ou

      Acesse o sistema

      ou

      Acesse o site, disponível também em aplicativo para celular no endereço Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail gerop@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.6298. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    7. Autorizar a Conab a lançar Contratos Privados de Opção de Venda que foram arrematados no primeiro leilão

      Para que a Conab possa ofertar os contratos no segundo leilão, o arrematante deverá inserir no Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - Siscom, o documento de Autorização para Oferta de Contrato Privado de Opção de Venda.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - Siscom

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato com a Geope via telefone 61.3312.2245 ou via e-mail: geope@conab.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      •  Autorização para Oferta de Contrato Privado de Opção de Venda constante de anexo de Aviso.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    8. Comprar o produto diretamente do titular do contrato privado de opção de venda

      Caso o Titular opte por exercer o Contrato Privado de Opção de Venda, o Lançador deverá efetuar a compra pelo Preço de Exercício estabelecido no Edital, devendo o produto adquirido ser da safra e da região estabelecidas no Aviso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - Siscom

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.2245. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação a ser apresentada, nas condições definidas no Aviso, tais como:

        1) Nota Fiscal Eletrônica de venda, movimentação e escoamento ("xml" quando se tratar de Nota Fiscal eletrônica ou PDF, se manual)

        2) Conhecimento de Transportes Eletrônicos (CTEs).

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
    9. Escoar o produto para região de destino

      Escoar o produto diretamente para os locais estipulados no Aviso; ou

      Comprovar que o comprador localizado em região não prevista no Aviso, realizará o escoamento do produto para as regiões definidas no Aviso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - Siscom

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.2245. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação a ser apresentada, nas condições definidas no Aviso, tais como:

        1) Nota Fiscal Eletrônica de venda, movimentação e escoamento ("xml" quando se tratar de Nota Fiscal eletrônica ou PDF, se manual)

        2) Conhecimento de Transportes Eletrônicos (CTEs).

      Tempo de duração da etapa

      Até 120 dia(s) corrido(s)
    10. Comprovar a operação

      Comprovar a operação, inserindo no Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - SISCOM Externo, a documentação de acordo com as instruções do Aviso.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o Sistema de Acompanhamento das Operações de Comercialização - Siscom

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.2245. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação a ser apresentada, nas condições definidas no Aviso, tais como:

        1) Nota Fiscal Eletrônica de venda, movimentação e escoamento ("xml" quando se tratar de Nota Fiscal eletrônica ou PDF, se manual)

        2) Conhecimento de Transportes Eletrônicos (CTEs).

      Tempo de duração da etapa

      Até 120 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Enviar mensagem para o e-mail geope@conab.gov.br ou entrar contato via telefone 61.3312.2245.


    Este é um serviço do(a) Companhia Nacional de Abastecimento . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: PROPLeilão de PROPPROP Conab
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