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Participar de Processo Seletivo para curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) da UNIFAL-MG

Info

Educação e Pesquisa

Gestão Educacional > Instituições de Ensino Superior
Participar de Processo Seletivo para curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) da UNIFAL-MG " Mestrado" , " Doutorado"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Pessoas graduadas em curso de nível superior podem participar do processo seletivo para cursar pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado - na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.
    A seleção é realizada por meio de editais, os quais são publicados na página de cada curso.
    Conheça os cursos de pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado - da UNIFAL-MG. 

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Graduados em curso superior.

    É necessário o diploma do curso superior reconhecido pelo MEC, em área prevista pelo edital que o candidato tenha interesse.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Participar do processo seletivo

      Inscrição no processo seletivo e participação nas fases de seleção.

      Canais de prestação

        Web : 

      Para se inscrever no processo seletivo para ingresso no programa que deseja cursar, acessar: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php .

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar e-mail para copg@unifal-mg.edu.br informando o motivo.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Os requisitados no edital que a pessoa estiver participando.

      Custos

      • Inscrição
        conforme definido no Edital

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Realizar matrícula

      Os candidatos aprovados deverão realizar sua matrícula no curso que foi selecionado.

      Canais de prestação

        Web : 

      As pessoas aprovadas receberam um e-mail com o link para efetuar sua matrícula.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar e-mail para copg@unifal-mg.edu.br informando o motivo.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Previstas no edital.

      Custos

      • Matrícula, Mensalidade e/ou Anualidade
        de acordo com o Edital

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: copg@unifal-mg.edu.br
    Telefone: (35) 3701-9264

    Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR da CGU. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro – Alfenas – Sala AL-O-411-A) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).
    As respostas às manifestações enviadas via portal Fala.BR, podem ser visualizadas por e-mail ou via acesso ao portal, caso o(a) manifestante tenha se identificado. Já as manifestações registradas de maneira anônima são classificadas, pelo próprio portal Fala.BR, como "comunicações" e neste caso não é possível o seu acompanhamento.


    Este é um serviço do(a) Universidade Federal de Alfenas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Resolução CEPE nº 13/2018 - Regulamento Geral Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFAL-MG

    • Regulamentações dos Cursos Stricto Sensu


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MestradoDoutoradoPós-graduação stricto sensu
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