Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Participar de Processo Seletivo de Avaliação Seriada para curso de graduação - UFLA

Participar de Processo Seletivo de Avaliação Seriada para curso de graduação - UFLA

Info

Educação e Pesquisa

Gestão Educacional > Instituições de Ensino Superior
Participar de Processo Seletivo de Avaliação Seriada para curso de graduação - UFLA (PAS) " PAS" , " Processo de Avaliação Seriada"
Iniciar
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O serviço possibilita ao cidadão participar do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Federal de Lavras – UFLA e concorrer a até 35% das vagas dos cursos de graduação da UFLA. O Processo de avaliação seriada é composto por 3 etapas consecutivas. Ao se inscrever no PAS o(a) candidato(a) realiza uma prova de múltipla escolha nas 1ª e 2ª Etapas. Para participar da 1ª Etapa, o(a) candidato(a) já deve ter concluído o 1º ano do Ensino Médio. Para participar da 2ª Etapa, o(a) candidato(a) deve ter participado da 1ª Etapa. Fechando o ciclo das 3 etapas, o(a) candidato(a) deverá se inscrever na 3ª Etapa relativa ao mesmo grupo (ciclo) onde será utilizada a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, sendo assim classificado no curso escolhido conforme o somatório das notas, aplicando-se pesos por área e por etapa.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Serviço destinado aos cidadãos que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio ou já concluíram o Ensino Médio.

     

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Inscrever-se no processo seletivo

      A cada etapa que for participar, o usuário deve acessar a página PAS/UFLA, preencher o formulário de inscrição do processo seletivo e realizar o pagamento da taxa de inscrição ou solicitar a isenção da taxa de inscrição de acordo com o edital vigente.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deve ligar para os telefones: 35 3829 1133 / 35 99272-0196 (whatsapp) ou encaminhar um e-mail para: atendimento.cops@ufla.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CPF

      • Carteira de identidade

      Candidatos beneficiários da Lei Federal nº 12.799/13 e candidatos que necessitam de atendimento especial para a realização das provas
      • Candidatos beneficiários da Lei Federal nº 12.799/13 que estabelece a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso devem enviar documentação comprobatória, conforme estabelecido no edital do processo seletivo.

      • Candidatos que necessitam de atendimento especial para a realização das provas devem enviar documentação comprobatória de suas condições, laudo médico e formulário de solicitação de atendimento especial, conforme estabelecido no edital do processo seletivo.

      Custos

      • Taxa de inscrição no processo seletivo
        R$150,00 (cento e cinquenta reais) - para a 1ª e 2ª etapas
      • Taxa de inscrição no processo seletivo
        R$ 0,00
      Isenção da taxa de inscrição do processo seletivo
      • Isenção da taxa de inscrição do processo seletivo
        R$ 0,00

      Tempo de duração da etapa

      Em média 30 dia(s) corrido(s)
    2. Conferir se sua inscrição foi efetivada

      Após a realização da inscrição, o candidato deverá acessar a página PAS/UFLA, dentro do prazo de verificação de inscrição determinado pelo edital e verificar se a inscrição foi efetivada e se os dados do candidato estão corretos.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deve ligar para os telefones: 35 3829 1133 / 35 99272-0196 (whatsapp) ou encaminhar um e-mail para: atendimento.cops@ufla.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 1 dia(s) corrido(s)
    3. Conferir seu comprovante definitivo de inscrição

      Nas duas primeiras etapas do PAS, o candidato deve acessar a página PAS/UFLA e retirar o comprovante definitivo de inscrição, em que constam o local e demais informações sobre a aplicação da prova.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deve ligar para os telefones: 35 3829 1133 / 35 99272-0196 (whatsapp) ou encaminhar um e-mail para: atendimento.cops@ufla.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 1 dia(s) corrido(s)
    4. Realizar a prova

      Nas duas primeiras etapas do PAS, o candidato deve realizar a prova no dia e local indicados no edital.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Atendimento presencial no local de prova.

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identidade original (com fotografia) informado no requerimento de inscrição.

      Perda de documento de identidade
      • Na hipótese de extravio, perda, furto ou roubo do documento de identidade informado no ato da inscrição, o candidato poderá apresentar outro documento, desde que seja um dos documentos listados no Edital. Caso não seja possível a apresentação de outro documento, o candidato deverá apresentar boletim de ocorrência (BO) de órgão policial constando o ocorrido (extravio, perda, furto ou roubo), expedido no máximo há 90 (noventa) dias do primeiro dia de aplicação das provas.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    5. Consultar o Relatório de desempenho - 1ª e 2ª etapas e Resultado final - 3ª etapa

      O candidato deve acessar a página pas.ufla.br e consultar o resultado do processo seletivo (Relatório de desempenho - 1ª e 2ª etapas e Resultado final - 3ª etapa).

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deve ligar para os telefones: 35 3829 1133 / 35 99272-0196 (whatsapp) ou encaminhar um e-mail para: atendimento.cops@ufla.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 1 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: +55(35)3829-1133 / (35)3829-1120 / (35) 99272-0196 (whatsapp)

    Site: https://cops.ufla.br/

    E-mail: atendimento.cops@ufla.br


    UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

    COORDENADORIA GERAL DE PROCESSOS SELETIVOS - COPS

    CAMPUS HISTÓRICO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO

    CEP 37203-202 - LAVRAS - MG - Brasil


    Este é um serviço do(a) Universidade Federal de Lavras . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 9.394/1996 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm)

    • Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 14.723, de 2023 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm)

    • Lei nº 12.799/2013 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12799.htm)

    • Decreto nº 8.727/2016 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8727.htm)

    • Resolução CEPE nº 473/2018 (https://prograd.ufla.br/images/arquivos/Resolucao_CEPE_473_12122018.pdf)


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário às pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Participar de Processo Seletivo para curso de graduação (Transferência de Curso)
  • Matricular-se em curso de graduação.
  • Participar de Processo Seletivo para curso de graduação - UFRB
  • Participar de Processo Seletivo para Curso de Graduação - UFS
  • Obter diploma ou 2ª via de diploma de pós-graduação - UFLA
  • Processo Seletivo de Obtenção de Novo Titulo

Serviços relacionados

Acesso Participar de processo seletivo para curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFPA Permanência Participar de Processo Seletivo para curso de graduação - UFOP
Ingresso na graduação da UFOP: cursos presenciais e a distância (EaD)
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Processo SeletivoPASAvaliação Seriada
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
50% 50%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca