O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
O serviço possibilita ao cidadão participar do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Federal de Lavras – UFLA e concorrer a até 35% das vagas dos cursos de graduação da UFLA. O Processo de avaliação seriada é composto por 3 etapas consecutivas. Ao se inscrever no PAS o(a) candidato(a) realiza uma prova de múltipla escolha nas 1ª e 2ª Etapas. Para participar da 1ª Etapa, o(a) candidato(a) já deve ter concluído o 1º ano do Ensino Médio. Para participar da 2ª Etapa, o(a) candidato(a) deve ter participado da 1ª Etapa. Fechando o ciclo das 3 etapas, o(a) candidato(a) deverá se inscrever na 3ª Etapa relativa ao mesmo grupo (ciclo) onde será utilizada a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, sendo assim classificado no curso escolhido conforme o somatório das notas, aplicando-se pesos por área e por etapa.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Serviço destinado aos cidadãos que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio ou já concluíram o Ensino Médio.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Inscrever-se no processo seletivo
A cada etapa que for participar, o usuário deve acessar a página PAS/UFLA, preencher o formulário de inscrição do processo seletivo e realizar o pagamento da taxa de inscrição ou solicitar a isenção da taxa de inscrição de acordo com o edital vigente.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deve ligar para os telefones: 35 3829 1133 / 35 99272-0196 (whatsapp) ou encaminhar um e-mail para: atendimento.cops@ufla.br
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
CPF
-
Carteira de identidade
Candidatos beneficiários da Lei Federal nº 12.799/13 e candidatos que necessitam de atendimento especial para a realização das provas-
Candidatos beneficiários da Lei Federal nº 12.799/13 que estabelece a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso devem enviar documentação comprobatória, conforme estabelecido no edital do processo seletivo.
-
Candidatos que necessitam de atendimento especial para a realização das provas devem enviar documentação comprobatória de suas condições, laudo médico e formulário de solicitação de atendimento especial, conforme estabelecido no edital do processo seletivo.
Custos
-
Taxa de inscrição no processo seletivoR$150,00 (cento e cinquenta reais) - para a 1ª e 2ª etapas
-
Taxa de inscrição no processo seletivoR$ 0,00
Isenção da taxa de inscrição do processo seletivo-
Isenção da taxa de inscrição do processo seletivoR$ 0,00
Tempo de duração da etapa
Em média 30 dia(s) corrido(s) -
-
Conferir se sua inscrição foi efetivada
Após a realização da inscrição, o candidato deverá acessar a página PAS/UFLA, dentro do prazo de verificação de inscrição determinado pelo edital e verificar se a inscrição foi efetivada e se os dados do candidato estão corretos.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deve ligar para os telefones: 35 3829 1133 / 35 99272-0196 (whatsapp) ou encaminhar um e-mail para: atendimento.cops@ufla.br
Tempo de duração da etapa
Em média 1 dia(s) corrido(s) -
Conferir seu comprovante definitivo de inscrição
Nas duas primeiras etapas do PAS, o candidato deve acessar a página PAS/UFLA e retirar o comprovante definitivo de inscrição, em que constam o local e demais informações sobre a aplicação da prova.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deve ligar para os telefones: 35 3829 1133 / 35 99272-0196 (whatsapp) ou encaminhar um e-mail para: atendimento.cops@ufla.br
Tempo de duração da etapa
Em média 1 dia(s) corrido(s) -
Realizar a prova
Nas duas primeiras etapas do PAS, o candidato deve realizar a prova no dia e local indicados no edital.
Canais de prestação
Presencial :Atendimento presencial no local de prova.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Documento de identidade original (com fotografia) informado no requerimento de inscrição.
Perda de documento de identidade-
Na hipótese de extravio, perda, furto ou roubo do documento de identidade informado no ato da inscrição, o candidato poderá apresentar outro documento, desde que seja um dos documentos listados no Edital. Caso não seja possível a apresentação de outro documento, o candidato deverá apresentar boletim de ocorrência (BO) de órgão policial constando o ocorrido (extravio, perda, furto ou roubo), expedido no máximo há 90 (noventa) dias do primeiro dia de aplicação das provas.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
-
Consultar o Relatório de desempenho - 1ª e 2ª etapas e Resultado final - 3ª etapa
O candidato deve acessar a página pas.ufla.br e consultar o resultado do processo seletivo (Relatório de desempenho - 1ª e 2ª etapas e Resultado final - 3ª etapa).
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelO usuário deve ligar para os telefones: 35 3829 1133 / 35 99272-0196 (whatsapp) ou encaminhar um e-mail para: atendimento.cops@ufla.br
Tempo de duração da etapa
Em média 1 dia(s) útil(eis)
-
Inscrever-se no processo seletivo
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Atendimento imediato
Informações adicionais ao tempo estimado
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTelefone: +55(35)3829-1133 / (35)3829-1120 / (35) 99272-0196 (whatsapp)
Site: https://cops.ufla.br/
E-mail: atendimento.cops@ufla.br
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASCOORDENADORIA GERAL DE PROCESSOS SELETIVOS - COPS
CAMPUS HISTÓRICO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO
CEP 37203-202 - LAVRAS - MG - Brasil
Este é um serviço do(a) Universidade Federal de Lavras . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
Lei nº 9.394/1996 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm)
-
Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 14.723, de 2023 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm)
-
Lei nº 12.799/2013 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12799.htm)
-
Decreto nº 8.727/2016 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8727.htm)
-
Resolução CEPE nº 473/2018 (https://prograd.ufla.br/images/arquivos/Resolucao_CEPE_473_12122018.pdf)
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário às pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
-
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço