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Participar de edital de oferta pública de áreas em disponibilidade

Info

Energia, Minerais e Combustíveis

Minerais > Títulos e Direitos Minerários
Participar de edital de oferta pública de áreas em disponibilidade " SOPLE" , " Leilão de áreas" , " Oferta pública de áreas"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    As áreas de mineração que porventura sejam desoneradas ou extintas de acordo com os dispositivos do Código de Mineração são ofertadas a qualquer interessado em um procedimento denominado "Disponibilidade", que objetiva conferir aos interessados o direito de prioridade sobre áreas para o requerimento de outorga do Título Minerário.

    Este processo de disponibilidade ocorre periodicamente por meio de editais publicados, onde a Agência Nacional de Mineração oferta simultaneamente diversas áreas desoneradas em um processo dividido em duas etapas: Oferta pública, quando os participantes manifestam interesse nas áreas, e Leilão eletrônico, onde os interessados que disputam determinada área oferecem lances, sendo o maior declarado vencedor.

    Com a homologação do resultado os vencedores realizam a apresentação da documentação com fins a outorga do direito minerário sobre a área contemplada.

    Obs.: Este serviço só está disponível dentro do prazo do Edital de Disponibilidade, a ser publicado pela ANM. As informações sobre publicações dos Editais podem ser acompanhadas na página da ANM na internet (https://www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/disponibilidade-de-areas/rodadas).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer cidadão ou representante de empresa constituída sob as leis brasileiras

    Para acesso à plataforma é necessário cadastramento prévio no Sistema de Dados Cadastrais da ANM, e os requisitos dos interessados em participar do procedimento são definidos em cada edital de disponibilidade. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o Sistema de Oferta Pública e Leilão Eletrônico da ANM (SOPLE)

      Acesse o link do sistema, abaixo

      Clique no ícone de cadeado, no canto superior direito da página

      Escolha a opção "Entrar com gov.br"

      Busque o Edital em andamento

      Faça a pesquisa das áreas de interesse e efetue a manifestação de interesse

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema de Oferta Pública e Leilão Eletrônico

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Envie e-mail para sople@anm.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A realização do serviço depende da publicação de editais de disponibilidade pela ANM, cujas regras definem os prazos e cronograma de realização


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Maiores informações sobre a operação da plataforma podem ser esclarecidas no FAQ do SOPLE

    Em caso de dúvidas, envie e-mail para sople@anm.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Mineração . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Resolução ANM nº 24/2020


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: SOPLEDisponibilidadeOferta PúblicaLeilão de áreas
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