O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
A Lei 11.483, de 31 de maio de 2007, atribuiu ao Iphan a responsabilidade de receber e administrar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural, oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), bem como zelar pela sua guarda e manutenção. Desde então o Instituto avalia, dentre todo o espólio oriundo da extinta RFFSA, quais são os bens detentores de valor histórico, artístico e cultural. O patrimônio ferroviário oriundo da RFFSA engloba bens imóveis e móveis, incluindo desde edificações como estações, armazéns, rotundas, terrenos e trechos de linha, até material rodante, como locomotivas, vagões, carros de passageiros, maquinário, além de bens móveis como mobiliários, relógios, sinos, telégrafos e acervos documentais.
Segundo inventário da ferrovia, são mais de 52 mil bens imóveis e 15 mil bens móveis, classificados como de valor histórico pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário (Preserfe), desenvolvido pelo Ministério dos Transportes, instituição até então responsável pela gestão da RFFSA.
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Quem pode utilizar este serviço?
Cidadãos, instituições públicas ou privadas e organizações da sociedade civil brasileiras
Identificação do requerente (nome, endereço, nº RG, nº CPF ou CNPJ, telefone, e-mail)
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitação de reconhecimento
Apresentar solicitação para valoração de um bem da extinta RFFSA ao IPHAN
Canais de prestação
Web :A solicitação pode ser feita de 3 formas:
SEI: ofício ao diretor do Departamento do Patrimônio Material (Depam).
E-mail: protocolo.sede@iphan.Acesse o site.
Presencialmente: na sede do Iphan (SEPS 702/902, Bloco B, Centro Empresarial Brasília 50 – Torre Iphan, CEP 70390-025, Brasília/DF) ou nas Superintendências pelo país.
Consulte os endereços em: www.Acesse o site/iphan/pt-br/superintendencias
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
- Identificação do requerente (RG, CNPJ, endereço, endereço de email);
- Nome do bem e endereço completo;
- Nome do proprietário ou responsável pelo bem;
- Descrição do bem;
- Justificativa para valoração;
- Fotos atualizadas do bem.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Solicitação de reconhecimento
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 270 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Este é um serviço do(a) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço