Obter serviços de Calibração, Processamento ou Ensaio em metrologia Você também pode conhecer este serviço como: Calibração ou Ensaio em metrologia, Análises em ciências da vida, Experimentos em bioanálises
Última Modificação: 18/05/2020
  • O que é?

    Calibração é a operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.

    Ensaio é a determinação de uma ou mais características de um item seguindo um procedimento. O cliente de ensaio vai receber, atendidas as condições contratadas, o resultado de ensaio em um relatório de ensaio -  indicado como uma quantidade ou uma propriedade nominal determinada- emitido para o item apresentado para ser ensaiado.

    Processamento é a transformação de um material por meio de uma série de ações ordenadas de modo a alterar sua natureza e/ou suas propriedades. Tipicamente o processamento precede o ensaio. O cliente de processamento vai receber, atendidas as condições contratadas, o material processado a partir do material original entregue para processamento.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas jurídicas, Instituições de pesquisa e pesquisadores.

    Instituições de pesquisa e pesquisadores precisarão de Convênio ou Acordo de cooperação vigente.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar o serviço

      Enviar a solicitação do serviço pelos canais abaixo.

      A disponibilidade do serviço de processamento e/ou ensaio em metrologia em ciências da vida deverá ser consultada previamente por e-mail (apoiodimav@inmetro.gov.br).

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CNPJ.

      • Comprovante de pagamento.

      Custos

      • Prestação de Serviço de Calibração ou Ensaio   O valor do serviço é calculado a partir do custo (insumos, homem/hora e equipamentos) e do benckmarking com instituições congêneres

      Canais de prestação

        E-mail : 

      samci@inmetro.gov.br

      apoiodimav@inmetro.gov.br (específico para metrologia em ciências da vida)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Enviar equipamento / item / material

      Enviar ou entregar, no Campus do Inmetro, pelo cliente ou por quem o represente, o item a ser calibrado ou ensaiado ou o material a ser processado, atendendo ao disposto na proposta de fornecimento.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Nota fiscal com o valor do equipamento;

        Declaração (no próprio e-mail da consulta) de regularidade do item;

        Proposta de fornecimento aceita.

      Amostras custodiadas
      • Cadeia de custódia.

      Item de valor declarado
      • Cópia da nota fiscal com o valor do item.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Campus de laboratórios do Inmetro - Av. Nossa Senhora das Graças, n.º 50 - CEP 25250-020 - Xerém - Duque de Caxias (RJ).

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

        Postal : 

      Campus de laboratórios do Inmetro - Av. Nossa Senhora das Graças, n.º 50 - CEP 25250-020 - Xerém - Duque de Caxias (RJ).

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber produto do serviço

      Retirar o equipamento e receber Certificado de Calibração ou Relatório de Ensaio; ou

      Receber o material processado.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Campus de laboratórios do Inmetro - Av. Nossa Senhora das Graças, n.º 50 - CEP 25250-020 - Xerém - Duque de Caxias (RJ).

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo de atendimento é fortemente impactado pela etapa de negociação da proposta de fornecimento, sobretudo o esclarecimento necessário sobre do nível de serviço esperado pelo usuário (procedimento, incerteza, rastreabilidade etc).


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Seção de Apoio Operacional em Metrologia Científica e Industrial -

    Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida - dimav@inmetro.gov.br


    Este é um serviço do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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