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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter selos de controle para importação de cigarros

Obter selos de controle para importação de cigarros

Info

Empresa, Indústria e Comércio

Comércio Exterior > Importação
Obter selos de controle para importação de cigarros
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 22/10/2025
  • O que é?

    Solicite e receba os selos de controle obrigatórios para importação de cigarros.

    Somente empresas que mantenham registro especial na Receita Federal podem importar cigarros.

    Utilize este serviço da Receita Federal que permite às empresas importadoras de cigarros solicitar e receber selos de controle físico, que devem ser aplicados em cada maço e embalagem de cigarro importado.

    O selo funciona como instrumento de fiscalização e comprovação de regularidade tributária e aduaneira, garantindo que o produto esteja de acordo com a legislação brasileira.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresa importadora de cigarros com finalidade comercial.

    Requisitos:

    • Estar legalmente constituída para exercer a atividade;
    • Manter situação cadastral regular e atualizada, incluindo o Quadro de Sócios e Administradores (QSA);
    • Possuir habilitação no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Abrir processo digital

      A solicitação deve ser enviada via processo digital.

      Para abrir o processo, acesse o canal abaixo e clique em "Solicitar serviço via processo digital".

      Selecione a área "Registros Especiais" e, em seguida, "Obter selos de controle para importação de cigarros".

      Canais de prestação

        Web : 

      Processos Digitais

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Juntar documentos ao processo

      Selecione o documento do tipo “REQUERIMENTO”.

      Inclua os demais documentos em arquivos separados, classificando cada um conforme o tipo correspondente.

      Documentos sem relação com o serviço ou com a pessoa serão rejeitados e não juntados ao processo.

      Canais de prestação

        Web : 

      Processos Digitais 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      A abertura do processo poderá ser feita, excepcionalmente, em uma unidade de atendimento da Receita Federal, observadas as regras da Instrução Normativa RFB nº 2.022/2021.

      O problema de sistema deverá ser comprovado por meio de impressão da tela de erro (print da tela).

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento de fornecimento de selos de controle, informando nome e endereço do fabricante no exterior; quantitativo de selos, marca comercial, características físicas do produto, preço de venda a varejo pelo qual será feita a comercialização do produto no Brasil

      • Documento que comprove a condição de representante legal, como, por exemplo: ato constitutivo (contrato social, estatuto ou ata) e última alteração registrada.

      • Ato Declaratório Executivo (ADE) que comprove a condição de fabricante detentor de registro especial de importador.

      • Comprovação de que a marca a ser importada é comercializada no país de origem.

      • Resolução, emitida pela Anvisa, de autorização para comercialização do produto no Brasil.

      Observação
      • A assinatura com certificado digital pelo e-CAC dispensa a necessidade de juntar documentos de identificação.

      • O uso de procuração digital no e-CAC dispensa a necessidade de juntar outra forma de procuração.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Acompanhar o andamento do processo

      Consulte o andamento do processo, inclusive os documentos juntados, pelos canais abaixo.

      Para utilizar o aplicativo para celular ou tablet, você deve habilitar o seu dispositivo.

      Canais de prestação

        Web : 

      Processos Digitais 

        Aplicativo móvel : 

      Apple | Android(e-Processo)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Chat RFB


    Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Instrução Normativa RFB nº 770/2007


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • O serviço não envolve dados pessoais de pessoa física natural

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Não é realizado tratamento de dados pessoais sensíveis

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Não se aplica

    Finalidade do tratamento

    Não se aplica

    Previsão legal do tratamento

    Não se aplica

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado o compartilhamento de dados pessoais

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/lgpd/termo-de-uso
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  • Obter autorização para exportar cigarros com dispensa de selos de controle
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Selos de ControleImportaçãoCigarros
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