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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter liberação após reparo de aeronaves envolvidas em incidentes/acidentes

Obter liberação após reparo de aeronaves envolvidas em incidentes/acidentes

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Autorizações e Aprovações
Obter liberação após reparo de aeronaves envolvidas em incidentes/acidentes " CONREP"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Em caso de acidente/incidente aeronáutico no qual a aeronave tenha sofrido danos substanciais ou graves e seu Certificado de Aeronavegabilidade (CA) tenha sido suspenso pelo código “S1”, a Organização de Manutenção (OM) deve comunicar à ANAC a conclusão de reparos, para retornar o CA à situação Normal, código “N”.

    Este serviço é destinado apenas a aeronaves registradas no Brasil ou aquelas em processo de nacionalização (detentora de Export CofA) e que tenham sofrido alguma avaria antes da VTI.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Organizações de Manutenção.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar liberação da aeronave

      A organização de manutenção que realizou o reparo deve enviar à ANAC a documentação abaixo enviada.

      Canais de prestação

        Web : 

      A Organização de Manutenção deve enviar a solicitação via Protocolo eletrônico à ANAC. No protocolo eletrônico escolher a opção:

      Aeronavegabilidade: Relatório de conclusão de reparo

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Comunicação de Conclusão de Reparo preenchido(Apêndice B da IS nº 43.13-004)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Aguardar Liberação da Aeronave

      Nessa etapa a ANAC avalia a documentação e altera o status do Certificado de Aeronavegabilidade (CA) da aeronave para situação Normal (N) e informa ao requerente.

      Canais de prestação

        Web : 

      A situação da aeronave pode ser consultada no SACI

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • IS nº 43.13-004.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


  • Atos Públicos de Liberação
    • Liberação de aeronaves envolvidas em incidentes ou acidentes após a conclusão de reparos Ver detalhes

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter Autorização para Execução de Serviços de Manutenção em Outra Localidade ("Fora de Sede").
  • Realizar Emenda a Certificado de Organização de Manutenção de Produto Aeronáutico ou às suas Especificações Operativas
  • Obter certificação de organização de manutenção de produto aeronáutico doméstica
  • Obter cadastro de mecânico para aprovação de retorno ao serviço de aeronaves submetidas a inspeções até 100 horas
  • Obter autorização para transporte de carga externa – helicóptero
  • Obter extensão de tempo para reparo de itens constantes na Lista de Equipamento Mínimo (MEL)
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ANACCONREPConclusão de Reparos
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