O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional coordenado pela Secretaria de Apoio Internacional (SAI) oportuniza aos (às) estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados (as) na UFSM a realização de um período de estudos, em universidades estrangeiras que possuem parceria com nossa instituição, seja por meio de convênio bilateral ou parcerias multilaterais.
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Quem pode utilizar este serviço?
Estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados (as) na UFSM
Mobilidade acadêmica internacional (ou intercâmbio) pode ser solicitada por alunos (as) da UFSM que já tenham concluído o terceiro semestre ou que já tenham integralizado 40% dos créditos do curso, até o início da realização do intercâmbio. Esse tipo de intercâmbio isenta o(a) aluno(a) do pagamento de taxas acadêmicas nas universidades de destino e pode contar ou não com bolsas de auxílio financeiro, dependendo do programa escolhido.
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Etapas para a realização deste serviço
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Acessar o sitio eletrônico da SAI para verificar oportunidades de mobilidade
Semestralmente, a SAI divulga editais com ofertas de vagas nas universidades parceiras, para que os(as) estudantes interessados(as) possam realizar a inscrição no Edital, de acordo com as disciplinas disponíveis na universidade estrangeira e que devem ser elencadas previamente com a concordância da coordenação do curso na UFSM, para fins de aproveitamento, ao finalizar a mobilidade.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Análise de inscrições e documentação enviada pelos candidatos
Após a inscrição no Edital, a SAI analisa a documentação do(a) aluno(a), para verificar os pré-requisitos básicos, conforme legislação da UFSM e para fins de desempate, caso o número de inscritos seja maior do que o número de vagas ofertadas.
Canais de prestação
Web :Envio da documentação conforme orientação do edital selecionado.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
A documentação a ser enviada pelo(a) candidato(a) pode variar conforme edital selecionado.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Nomeação às universidades de destino
Em seguida, o Núcleo responsável pelo Programa realiza as nomeações às universidades de destino que, posteriormente, informarão aos(às) alunos(as) os procedimentos necessários para o processo de candidatura.
Canais de prestação
Web :A UFSM entra em contato com a instituição de destino.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Recebimento de Carta de Aceite
A carta de aceite é enviada ao(à) aluno(a) e/ou à SAI pela universidade estrangeira.
Para manter a situação de aluno regular, antes da saída para a universidade de destino, o(a) aluno(a) da UFSM deverá entregar na SAI cópias do passaporte, do visto, do seguro saúde, vida e repatriação e do Registro de Chegada, a fim de terem um dossiê do processo.Canais de prestação
Web :A instituição envia a carta de aceite.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Comunicação à PROGRAD para manutenção do vínculo institucional durante o período de intercâmbio
Após entrega ou envio dessa documentação, a SAI solicita ao DERCA a manutenção do vínculo do(a) aluno(a) na Modalidade Intercâmbio, com matrícula na disciplina INT 1000 (Intercâmbio Cultural), durante a mobilidade acadêmica internacional.
A SAI permanece em contato constante com os(as) estudantes, para atualização do plano de estudos, envio de documentos, extensão do intercâmbio ou para auxiliar na solução de algum problema ou pendência do(a) aluno(a), enquanto ele(a) estiver no exterior.Canais de prestação
E-mail :sai@ufsm.br
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Acessar o sitio eletrônico da SAI para verificar oportunidades de mobilidade
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoSECRETARIA DE APOIO INTERNACIONAL
Av. Roraima nº 1000
Reitoria - Prédio 47, sala 748
Cidade Universitária - Bairro Camobi
Santa Maria - RS - CEP: 97105-900
+55 (55) 3220 8774 / +55 (55) 3220 8934
sai@ufsm.br
Atendimento: 08:30h-12:30h /13:00h-17:00h (segunda à sexta-feira
Este é um serviço do(a) Universidade Federal de Santa Maria . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação-
Resolução nº 14/2012 da UFSM
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço