Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter diploma ou 2ª via de diploma - IFMG

Obter diploma ou 2ª via de diploma - IFMG

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Superior > Certificação
Obter diploma ou 2ª via de diploma - IFMG " Certificado ou Diploma"
Avaliação: Avaliação não implementada
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 13/12/2025
  • O que é?

    O diploma (ou 2ª via de diploma/certificados) será expedido a discentes concluintes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação que atenderem a todas as exigências do curso em que estiverem matriculados. No caso dos cursos de graduação, a requisição deverá ocorrer após a colação de grau.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos brasileiros e estrangeiros na forma da Lei, concluintes de cursos ofertados pelo IFMG.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Pedido de diploma

      Solicitação de emissão do diploma. 

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Para todos os cursos no Setor de Controle e Registro Acadêmico/Secretaria Acadêmica do campus.

      Tempo estimado de espera :  Até 2 hora(s)

        Web : 

      Para todos os cursos através do e-mail do Setor de Controle e Registro Acadêmico/Secretaria Acadêmica do campus, disponível em https://www.ifmg.edu.br/portal/acesso-a-informacao/secretarias-academicas-2023.pdf.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Na indisponibilidade deste, dirigir-se a Coordenadoria, Setor ou Seção de Controle e Registro Acadêmico do campus. https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/nossas-unidades

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Carteira de identidade ou carteira de identidade de estrangeiro; cadastro de Pessoas Físicas; certidão de nascimento ou casamento; comprovante de endereço/residência; certificado de conclusão de curso.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Entrega do Diploma

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Cursos Técnicos: a entrega será feita apenas de forma presencial no Setor de Controle e Registro Acadêmico.

      Tempo estimado de espera :  Até 2 hora(s)

        Web : 

      Graduação: a entrega será feita pelo e-mail cadastrado do requerente.

      Pós-Graduação: a entrega será feita de forma presencial ou pelo e-mail cadastrado do requerente. 

      Mecanismos para a consulta pelos usuários acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado: o serviço pode ser acompanhado pelo e-mail do aluno requisitante, por meio de contato com o campus envolvido  Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Na indisponibilidade deste, dirigir-se a Coordenadoria, Setor ou Seção de Controle e Registro Acadêmico do campus. https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/nossas-unidades

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Para a entrega presencial: Documento de identificação, atualizado, com foto; ou procuração, onde o requerente outorga poder especial ao mandatário, para retirada do diploma junto ao IFMG, com firma reconhecida em Cartório

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 31 e 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • Reitoria  - Coordenadoria de Registro Acadêmico - CRA/ Setor de Apoio ao Sistema Acadêmico - SASA  - (31) 2513-5125 -  cra.reitoria@ifmg.edu.br
    • Campus - Coordenadoria, Setor ou Seção de Controle e Registro Acadêmico (a depender do Campus). Contatos: https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/nossas-unidades ou https://www.ifmg.edu.br/portal/arquivos/secretarias-academicas-do-ifmg.pdf/view

    Em caso de reclamações, elogios, sugestões, pedidos de simplificação ou solicitações, acione a Ouvidoria por meio da Plataforma Fala.BR. Antes de registrar uma manifestação, verifique se a informação que você deseja já não está disponível no nosso site ou através dos contatos indicados acima.


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:





      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter diploma ou 2ª via de diploma - IFAC
  • Obter diploma ou 2ª via de diploma – IFNMG
  • Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Integrado, Subsequente e Concomitante) - IFMG
  • Ingressar em curso de Pós-Graduação Stricto Sensu - IFMG
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: diplomacertificadocurso técnicograduaçãoIFMG
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
33% 67%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca