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Obter declaração de utilidade pública para instalação de energia elétrica

Info

Energia, Minerais e Combustíveis

Energia Elétrica > Certidões e Certificados
Obter declaração de utilidade pública para instalação de energia elétrica
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

     A Declaração de Utilidade Pública é um documento emitido com o objetivo de permitir a desapropriação e a instituição de servidão administrativa de áreas de terra necessárias para a implantação de instalações destinadas à geração de energia elétrica.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Concessionários, permissionários e autorizados.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Fazer download da planilha de validação de dados

      Fazer download da planilha de validação e preenchê-la, conforme instruções disponíveis no link de prestação.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://www.gov.br/aneel/pt-br/centrais-de-conteudos/manuais-modelos-e-instrucoes/geracao/requerimento-de-dup-para-implantacao-de-instalacoes-de-geracao 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Carregar planilha preenchida no validador

      Carregar no validador a planilha baixada e preenchida na Etapa 1.

      Caso seja necessário o envio de várias versões do documento, salvar com o mesmo nome. Após o envio, salvar o recibo e o relatório de validação para posterior envio à ANEEL junto ao requerimento de Declaração de Utilidade Pública.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://sigel.aneel.gov.br/portal/home/group.html?id=a260627815d34c55919309e8c4565f35#overview

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 60 e 90 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço da Agência Nacional de Energia Elétrica é gratuito para o cidadão.
    Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato pelo master.sce@aneel.gov.br


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    master.sce@aneel.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Energia Elétrica . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Resolução n° 919 de 23 de fevereiro de 2021, http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2021919.pdf


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    As pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida e os doadores de sangue terão atendimento prioritário, nos termos da Lei n.º14.626, de 2023.


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SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Análise de pedido de Declaração de Utilidade Pública (DUP) de área, para implantação do gasoduto
  • Solicitar Despacho de Registro do Requerimento de Outorga (RDO)
  • Solicitar liberação de operação em teste e comercial para empreendimento de geração
  • Obter autorização para ampliação de instalações de transmissão no sistema isolado
  • Obter autorização para estudos geológicos e topográficos
  • Obter ou validar certificados de adimplemento
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Declaração de utilidade públicaaneeldup
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