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Obter cópias digitalizadas de documentos técnico-científicos da Biblioteca do CETEM - Dr. Adão Benvindo da Luz

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Educação e Pesquisa

Estudos e Pesquisas > Material de Pesquisa
Obter cópias digitalizadas de documentos técnico-científicos da Biblioteca do CETEM - Dr. Adão Benvindo da Luz
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Última Modificação: 31/10/2025
  • O que é?

    Serviço que disponibiliza cópias digitalizadas de documentos técnico-científicos, como artigos, capítulos de livros, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos,  com o objetivo de ampliar o acesso à informação, em conformidade com a legislação de direitos autorais vigente.

    A biblioteca do CETEM (Dr. Adão Benvindo da Luz) conta com um acervo de mais de 30.000 publicações entre livros, teses, folhetos, CDs e DVDs, mais de 11.500 relatórios técnicos da instituição. O acervo é especializado na área de tecnologia mineral, processos minerometalúrgicos e tecnologia ambiental.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa interessada em publicações técnico-científicas nas áreas de mineração e mineral.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Consultar o acervo

      Acesse a base de dados do acervo da Biblioteca do CETEM por meio do link disponível nesta página para localizar o material de interesse.

      O acervo pode ser consultado pela web e o acesso às estantes é livre. Para consulta local, é necessária a orientação do bibliotecário.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

        Presencial : 

      Av. Pedro Calmon, 900, Cidade Universitária - RJ

      Horário de Funcionamento

      • Usuários Internos- Segunda a Sexta-feira, de 8h. às 12h. e 13:15 às 17h.
      • Usuários Externos- Segunda a Sexta-feira, de 8h30 às 12h. e de 13:15 às 16h30.
      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Solicitar a reprodução de documentos

      Identificar e descrever quais os documentos que deseja obter reprodução digital.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      biblioteca@cetem.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber os arquivos

      Os documentos digitalizados serão enviados ao solicitante.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      O(A) solicitante receberá o documento por e-mail

      Tempo de duração da etapa

      Em média 3 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    biblioteca@cetem.gov.br


    Este é um serviço do(a) Centro de Tecnologia Mineral . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Documentos digitalizadosBibliotecaLivros
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