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Obter Certificado de Produto Brasileiro

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Cultura, Artes, História e Esportes

Reconhecimento > Artes
Obter Certificado de Produto Brasileiro (CPB)
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Certificado de Produto Brasileiro (CPB) é um registro gratuito concedido pela Agência Nacional do Cinema a obras audiovisuais não publicitárias brasileiras. Constitui certificado de origem das obras brasileiras, identificando o título da obra, duração, classificação, tipologia, organização temporal, ano de produção, formato, diretor, empresas produtoras e detentores de cotas patrimoniais sobre a obra.

    O CPB é registro obrigatório para todas as obras que visarem à exportação ou a sua comunicação pública, em território brasileiro, nos segmentos de mercado regulados pela ANCINE, e é um requisito para a obtenção do CRT (Certificado de Registro de Título) das obras audiovisuais não publicitárias brasileiras. 

    São dispensadas de solicitar o CPB as obras audiovisuais não publicitárias brasileiras dos tipos: Jornalística; Manifestações e eventos esportivos; e/ou produzida com fins institucionais.

    Não será concedido CPB para conteúdos de caráter pessoal, jogos eletrônicos, e fragmentos de obra audiovisual.

    O requerimento de CPB deve ser realizado em DUAS ETAPAS.

    A primeira etapa é o cadastro do requerimento de CPB da obra, conforme o seguinte passo a passo, através do Sistema Ancine Digital - SAD, acessível pelo botão iniciar no topo da página.

    A segunda etapa é o envio da cópia da obra finalizada no prazo máximo de 30 dias, por meio de upload da mídia em formato MP4 através da Central de Conteúdo de Obras Audiovisuais.

    A análise da documentação pelo setor responsável se dá em até 30 dias corridos, contados a partir da data do recebimento da cópia da obra finalizada.

    Após a análise pela área competente, o requerimento pode ser: (a) deferido, em caso de envio de todos os documentos e cumprimento de todas as obrigações normativas; ou (b) diligenciado, em caso de haver pendências de documentos e/ou informações; ou (c) indeferido, se verificado o não envio dos documentos dentro do prazo ou o não atendimento aos requisitos normativos.

    O usuário é comunicado sobre o deferimento ou indeferimento de seu requerimento de registro, bem como sobre a existência de pendências, através do correio eletrônico cadastrado no SAD.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas físicas e jurídicas registradas na ANCINE como agentes econômicos.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerer certificado

      Requerimento online através do Sistema ANCINE Digital – SAD, conforme passo a passo disponível no endereço:

      https://www.gov.br/ancine/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/manuais/passo-a-passo-sistemas/sad/emissao-cpb/emissao-de-cpb

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Ancine Digital - SAD, acessível pelo botão iniciar no topo da página.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Contratos diversos relacionados à produção e aos direitos sobre a obra audiovisual, conforme estabelecido na Instrução Normativa ANCINE nº 104/2012.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Enviar cópia da obra

      Envio da cópia da obra audiovisual finalizada, com créditos, por meio da Central de Conteúdo de Obras Audiovisuais (Manual do Usuário). 

      Formato preferencial dos arquivos:

      • Vídeo: MP4
      • CODEC: H.264 
      • Taxa de quadros: 24p ou 30p
      • Resolução: 1280 x 720 ou, no máximo, 1920 x 1080 
      • Áudio: MP3 ou AAC estéreo com taxa de amostragem entre 48 KHz e 96 KHz 

      Canais de prestação

        E-mail : 
      Para esclarecimento de dúvidas sobre CPB: registro.cpb@ancine.gov.br. Para upload da cópia da obra no CCR (Central de Conteúdo de Obras Audiovisuais): o requerente deverá enviar e-mail para ccr@ancine.gov.br solicitando o link para envio da mídia, informando o nome da produtora e da obra a ser registrada.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Mídia da obra em formato MP4

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Preferencialmente pelo e-mail com registro.cpb@ancine.gov.br ou pelo telefone (21) 3037-6309.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional do Cinema . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Instrução Normativa ANCINE nº 104, de 10 de julho de 2012.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Obter Certificado de Registro de Título para Obras não publicitárias
  • Registrar Agente Econômico atuante no mercado audiovisual brasileiro
  • Obter Certificado de Registro de Título para Obras Publicitárias
  • Atualizar ou revalidar o registro de agente econômico atuante no mercado audiovisual brasileiro
  • Solicitar revisão da classificação de nível de empresa produtora registrada na Ancine
  • Protocolar documentos junto à ANCINE
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: certificadoproduto nacionalfilme nacionalcinema brasileiro
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