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Obter Certificado Digital

Info

Ciência e Tecnologia

Assistência Especializada > Suporte Digital
Obter Certificado Digital " e-CPF" , " e-CNPJ" , " SerproID"
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Obter certificado digital é um serviço que disponibiliza documento eletrônico como uma identidade eletrônica por conter, digitalmente, os dados da própria pessoa física ou jurídica. Como Autoridade Certificadora, o Serpro emite essa identificação virtual que permite troca segura de informações ao certificar a identidade do emissor e garantir integridade e confidencialidade da mensagem. Com procedimentos lógicos e complexos, o certificado digital confere validade e segurança em transações digitais. 

    São três tipos de certificados: 

    • Certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano e, por ser um arquivo, pode ser instalado facilmente em vários computadores mediante cópia de segurança (backup) do arquivo; 

    • Certificado tipo A3, com validade de até 5 anos, é usado geralmente por meio de mídia criptográfica (token ou cartão USB) que precisa estar conectada em computador para cada uso. O certificado só pode ser baixado no token uma única vez e, em caso de perda da mídia, perde-se também o certificado digital. 

    • Certificado em Nuvem - SerproID diminui o risco dessa perda por estar armazenado na nuvem do Serpro e ser usado no smartphone. Pode ser instalado em vários computadores e vários celulares, mas, para cada uso, é encaminhado um pedido de autorização para o celular. 

     

    Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter certificação digital” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. Clique aqui, seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa física 

    Pessoa Jurídica 

    Órgãos e entidades públicas (em todas as esferas) 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Escolher tipo de certificação

      O usuário deve consultar o serviço "Emissão de certificado digital" na Loja Serpro para verificar o certificado digital de acordo com seu perfil e o modelo de interesse.

      Canais de prestação

        Web : 

      Loja Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Iniciar a compra do certificado digital

      Ao apertar o botão "Comprar", o usuário deve escolher entre duas modalidades de emissão do certificado digital: videoconferência ou presencial.

      Canais de prestação

        Web : 

      Loja Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Ser atendido por videoconferência

      Para ser atendido por videoconferência, o usuário deve fornecer o seu CPF para validação da possibilidade desse atendimento, por exigir que o usuário tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, conforme Resolução nº 90 do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil.

      Canais de prestação

        Web : 

      Loja Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Acessar Área do Cliente Serpro
      O usuário que for comprar por videoconferência deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para iniciar o processo de solicitação do certificado digital, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    5. Contratar o serviço

      Após o acesso à Área do Cliente Serpro, o usuário deve seguir o fluxo de contratação e acessar a sala indicada pelo Serpro no dia e horário selecionado para os procedimentos de validação documental e da emissão do certificado digital. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

      Custos

      • O custo depende do perfil e do modelo do usuário que pode ser consultado na
        página do serviço na Loja Serpro.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 45 e 60 minuto(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 2 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Caso haja algum imprevisto no atendimento por videoconferência, o tempo de espera estimado para início do atendimento é de 25 minutos. 

    A partir do acesso à sala de videoconferência, pessoa física é estimado um tempo de 45 minutos e Pessoa jurídica é estimado um tempo de 60 minutos. 

    Para emitir um Certificado Pessoa Jurídica, é estimado um tempo de 60 minutos.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para solicitação de informações, fale com o Chat Online ou no formulário de mensagem eletrônica da página do serviço na Loja Serpro.

    Para suporte, acione a Central de Serviços por meio dos canais: 

    Pessoas físicas ou jurídicas: formulário

    Órgãos públicos: formulário

    Agendamento: formulário

    Clientes do SerproID: formulário

    e-mail: css.serpro@serpro.gov.br

    telefone: 0800 728 2323

    Chatbot: (61) 2021 9100

    Para reclamações ou sugestões, faça manifestação na Ouvidoria do Serpro.


    Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    · Urbanidade;

    · Respeito;

    · Acessibilidade;

    · Cortesia;

    · Presunção da boa-fé do usuário;

    · Igualdade;

    · Eficiência;

    · Segurança;

    · Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: tokencertificado digitalassinatura digitalSerpro
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