Obter Certificação Digital Você também pode conhecer este serviço como: Certificação Digital, e-CPF, e-CNPJ, NeoID
Última Modificação: 28/07/2020
  • O que é?

    Aquisição do Certificado Digital, que é um documento eletrônico que funciona como uma identidade virtual para identificar e representar uma pessoa ou empresa na Internet.

     

    O Certificado Digital permite resolver pela internet o que, de outra forma, necessitaria da presença física, conferindo segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade à troca de mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

     

    São exemplos de uso e atividades que podem ser seguradas pro um Certificado Digital:



      • Assinatura e envio documentos e declarações pela internet;
      • Obrigatória para empresas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e);
      • Uso no eSocial para pessoas físicas e jurídicas;
      • Acesso em ambientes virtuais com segurança.

     


    Para a emissão de certificados ICP-Brasil a opção para residentes no exterior é uma emissão através de videoconferência, neste caso se o solicitante possuir biometria cadastrada na ICP-Brasil ele poderá emitir um certificado com validade de até 5 anos, caso contrário a emissão de certificado é restrita a um ano.
    Em algumas cidades da Europa o SERPRO possui um parceiro que realiza a coleta biometria e emite o certificado, https://pronova.com.br/europa

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa física (cidadão)
    Pessoa jurídica (representante de empresas) e
    Governo (servidores ou funcionários)

    A confirmação da identidade da(s) Pessoa(s) Física(s) é realizada por um Agente de Registro mediante a presença física do(s) interessado(s) e através dos documentos de identificação com foto legalmente aceitos em sua versão ORIGINAL.

     

    Caso não seja possível a identificação através do documento apresentado, um segundo será solicitado. Para agilizar o atendimento solicitamos que compareça à Autoridade de Registro portando 2 (dois) documentos de identificação (preferencialmente RG e CNH).

     

    Maiores informações com relação à documentação solicitada acesse a Resolução 90 da ICP-Brasil.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar certificado

      Efetuar a solicitação do seu certificado no site da Autoridade Certificadora - AC na opção "Comprar".

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Pagar taxa

      Proceder ao pagamento de taxa (conforme orientação constante no mesmo endereço, ao término da solicitação).

      Custos

      • Custo aquisição:   conforme pedido (tipo e quantidade de certificados solicitados)

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Agendar atendimento

      Agendar via CSS – Central de Serviços do Serpro um horário para comparecer a uma das instalações disponíveis para que um Agente de Registro o identifique e emita sua certificação.

      Canais de prestação

        Telefone : 

      0800-728-2323

        E-mail : 

      e-mail css.serpro@serpro

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Comparecer ao local de identificação

      Comparecer a uma das instalações disponíveis para que um Agente de Registro o identifique e emita sua certificação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Conforme o tipo de certificado solicitado. Para mais informações acesse a página do serviço na opção "Documentos necessários".

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Os atendimentos presenciais somente serão realizados mediante agendamento prévio e, caso haja algum imprevisto, o tempo de espera estimado para início do atendimento é de 25 minutos.

     

    Para emitir um Certificado Pessoa Física é estimado um tempo de 45 minutos.

     

    Para emitir um Certificado Pessoa Jurídica é estimado um tempo de 60 minutos.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

     

      • telefone: 0800-728-2323

     

      • e-mail css.serpro@serpro.gov.br

     

     

     


    Este é um serviço do Serviço Federal de Processamento de Dados . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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