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Obter Autorização para Execução de Serviços de Manutenção em Outra Localidade ("Fora de Sede").

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Autorizações e Aprovações
Obter Autorização para Execução de Serviços de Manutenção em Outra Localidade ("Fora de Sede").
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    A ANAC esclarece que o trabalho “em outra localidade” significa ser executado em local fora e distante da base da organização de manutenção, tal como o trabalho executado em outro aeroporto, cidade, estado ou país. A Organização de Manutenção que pretender realizar manutenção em outra localidade, deverá comunicar à ANAC a realização do serviço ou solicitar à ANAC autorização para a execução do serviço, de acordo com os procedimentos aceitos em seu Manual da Organização de Manutenção ou Manual de Controle da Qualidade, e conforme as etapas descritas neste canal.

    Antes de executar ou solicitar autorização para executar manutenção em outra localidade, a Organização deverá executar e registrar uma autoavaliação referente aos recursos que necessários à realização dos serviços pretendidos, incluindo no mínimo:

    a) A identificação das tarefas a serem realizadas e a duração prevista;
    b) A relação nominal e código ANAC do pessoal técnico habilitado que se deslocará para a realização da manutenção;
    c) A relação das ferramentas, os equipamentos e testes a serem deslocados para a realização da manutenção;
    d) A relação dos documentos técnicos (como manuais de manutenção, boletins de serviço, e outras publicações) necessários para a realização da manutenção e a descrição de como essa documentação será disponibilizada;
    e) A descrição das edificações, instalações e facilidades necessárias para a realzação da manutenção;
    f) Outras informações consideradas convenientes pelo requerente.

     A autoavaliação deverá ser encaminhada à ANAC junto à solicitação de autorização de execução de manutenção em outra localidade.

    Exceto se de outra forma aceito pela ANAC, a Organização de Manutenção que executar um trabalho em outra localidade deverá arquivar a autoavaliação junto à Ordem de Serviço da respectiva manutenção.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Organizações de Manutenção de Produto Aeronáutico

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar autorização para execução de serviços em outra localidade ('fora de sede'')

      O interessado deverá enviar a solicitação à ANAC por meio de peticionamento eletrônico, de acordo com os procedimentos aceitos em em Manual da Organização de Manutenção ou Manual de Controle da Qualidade do próprio interessado, juntamente com a documentação requerida.

      Canais de prestação

        Web : 

      Para dar início à solicitação formal, o interessado deverá escolher, no Protocolo Eletrônico do Sistema SEI, o tipo de processo: ''Aeronavegabilidade: Execução Manutenção em outra localidade (fora de sede) 145''. É importante observar o guia elaborado pela ANAC para auxiliar na utilização do protocolo eletrônico.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Carta de solicitação ou formulário assinado pelo Responsável Técnico ou Gestor Responsável, que deve conter as informações abaixo:

      • Nome da empresa;

      • Marcas da(s) aeronave(s) que passará(ão) por manutenção;

      •  Serviço(s) a ser(em) realizado(s);

      • Local de realização do(s) serviço(s) (endereço, cidade, estado);

      • Nome e CANAC do(s) mecânico(s)/inspetor(es) que realizarão a manutenção; e

      • Autorização do proprietário das instalações onde ocorrerá o serviço, devidamente assinada.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Aguardar análise do pedido e receber autorização

      Nessa etapa a ANAC analisa os documentos enviados na etapa anterior, podendo interagir com o regulado para saneamento de pendências documentais.

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo Eletrônico SEI!

      Nos casos que são identificadas pendências

        Web : 

      A ANAC encaminha um Ofício ao interessado para atendimento às providências requeridas. O interessado deverá encaminhar a documentação complementar requerida pela ANAC pelo Protocolo Eletrônico do Sistema SEI, por meio de peticionamento intercorrente. É importante observar o guia elaborado pela ANAC para auxiliar na utilização do protocolo eletrônico. 


      Nos casos em que a análise concluir pelo deferimento do pedido

        Web : 

      O interessado será informado por ofício por meio do Protocolo Eletrônico do Sistema SEI. É importante observar o guia elaborado pela ANAC para auxiliar na utilização do protocolo eletrônico. 

      Tempo de duração da etapa

      Em média 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • RBAC 145; e

    • IS 145-009. 


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Realizar Emenda a Certificado de Organização de Manutenção de Produto Aeronáutico ou às suas Especificações Operativas
  • Obter certificação de organização de manutenção de produto aeronáutico doméstica
  • Obter liberação após reparo de aeronaves envolvidas em incidentes/acidentes
  • Obter cadastro de mecânico para aprovação de retorno ao serviço de aeronaves submetidas a inspeções até 100 horas
  • Obter aprovação de Grande Modificação por CST ou Emenda ao CST ou aprovação de Grande Alteração por F-400-04
  • Obter autorização especial de voo (AEV)
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Fora de BaseFora de SedeOutra Localidade
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