Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar orientações para gestão de acervos raros bibliográficos

Solicitar orientações para gestão de acervos raros bibliográficos

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Educação e Pesquisa

Estudos e Pesquisas > Material de Pesquisa
Solicitar orientações para gestão de acervos raros bibliográficos (PLANOR) " Solicitar Assessoria Técnica" , " Solicitar Visita Técnica" , " Solicitar Cadastro no Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional"
Iniciar
Avaliação: 4.8 (4)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 26/11/2025
  • O que é?

    A Biblioteca Nacional, através do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), mantém serviços de assessoria técnica local e a distância no âmbito de acervos raros bibliográficos, voltados especialmente a profissionais das áreas de documentação e pesquisadores.

    O PLANOR disponibiliza os seguintes serviços:

    Assessoria Técnica – Com o objetivo de promover o acesso a informações técnicas no âmbito de acervos raros bibliográficos e nos processos de gestão administrativa e documental.

    Visita Técnica – Com o objetivo de vistoriar e analisar acervos raros bibliográficos, ambientes de guarda e políticas de gestão de instituições públicas e privadas em todo o território nacional.

    Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional – Com o objetivo de cadastrar instituições públicas e privadas, em todo o território nacional, curadoras de acervos raros bibliográficos.  

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas físicas e jurídicas. 

    • Possuir cadastro de Pessoa Física no Acesso GOV.BR. Caso ainda não possua, consulte as Dúvidas Frequentes para saber como fazer.
    • Estar vinculado a alguma instituição pública ou privada. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar Assessoria Técnica

      A equipe do PLANOR presta assessoria técnica a instituições e profissionais nos processos de identificação e descrição de acervos raros, além de apoiar na gestão administrativa e documental.

      Após o envio do formulário e anexos (se necessário), a plataforma do Portal de Serviços enviará ao solicitante uma mensagem com o protocolo, extrato do atendimento e link para acompanhamento da tramitação da demanda.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por e-mail, planor@bn.gov.br, ou telefone, (21) 2220-2588.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário de solicitação, após a realização da avaliação prévia e da análise técnica da demanda, será encaminhada ao solicitante informação sobre o andamento do atendimento.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Solicitar Visita Técnica

      O PLANOR realiza visitas técnicas, a convite de instituições curadoras de acervos raros, para avaliar aspectos físicos, técnicos, locais de guarda e políticas de gestão. As despesas são de responsabilidade da instituição solicitante.

      Após o envio do formulário e anexos (se houver), o solicitante recebe uma notificação com o extrato do atendimento e link para acompanhar a tramitação da demanda.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por e-mail, planor@bn.gov.br, ou telefone, (21) 2220-2588.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário de solicitação.

      • Ofício emitido pelo representante legal da instituição.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Solicitar Cadastro no Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional

      O Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional tem como objetivo identificar, reunir e divulgar informações sobre acervos dos séculos XV a XVIII impressos no exterior e, a partir do século XIX, impressos no Brasil ou em períodos posteriores, desde que justificada a raridade.

      Após o envio do formulário e anexos (carta, ofício etc.), o solicitante receberá notificação com o extrato do atendimento e link para acompanhar a tramitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por e-mail, planor@bn.gov.br, ou telefone, (21) 2220-2588.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário de solicitação.

      • Ofício emitido pelo representante legal da instituição.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Receber resultado

      Após a análise da solicitação, o resultado será encaminhado por meio desta plataforma.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    planor@bn.gov.br


    Este é um serviço do(a) Fundação Biblioteca Nacional . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • CPF

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Este serviço não coleta dados pessoais sensíveis nos termos do Art. 5º, II da Lei nº 13.709/2018.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Prazo indeterminado (enquanto forem necessários para cumprir os objetivos da coleta).

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Execução de políticas públicas

    Finalidade do tratamento

    Os dados são necessários para realização do serviço. Os dados servem para identificação do usuário e acesso do usuário ao sistema.

    Previsão legal do tratamento

    Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018.

    Portaria FBN nº 83, de 21 de novembro de 2024, que aprova a Política de Proteção de Dados Pessoais da Fundação Biblioteca Nacional.

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado compartilhamento de dados pessoais e dados pessoais sensíveis com outras instituições públicas ou privadas.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/bn/pt-br/acesso-a-informacao-2/lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd/PORTARIAFBNN83DE21DENOVEMBRODE2024PPDP.pdf
Login Integrado

Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.

Ainda não tem uma conta? Saiba mais

Bronze Prata Ouro

Você precisa ter uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro para acessar este serviço.

Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter autorização de uso da marca do Instituto Brasileiro de Museus
  • Inscrever-se no Edital de Coedições sem Ônus da Fundação Biblioteca Nacional
  • Inscrever-se no Edital de Apoio à Tradução e à Publicação de Obras de Autores Brasileiros no Exterior
  • Solicitar auxílio para dificuldades de acessibilidade em pesquisas na Biblioteca Nacional
  • Inscrever-se nos Programas de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional
  • Propor a Doação de Acervo Arquivístico para a Fundação Casa de Rui Barbosa
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Planorobras raras;acervos raros;CPBN;
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
100% 0%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca