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Obter apoio para captação e promoção de eventos internacionais

Info

Viagens e Turismo

Turismo > Promoção ao Turismo
Obter apoio para captação e promoção de eventos internacionais
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Programa destina-se ao apoio a ações de captação e de promoção de eventos internacionais (congressos, convenções, oficinas, fóruns, seminários, simpósios, assembleias, feiras, competições esportivas) que tenham o Brasil como o destino, por meio de apoio institucional ou de projetos apresentados por entes públicos ou entidades privadas sem fins lucrativos.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Entidades privadas sem fins lucrativos

    Eventos com no mínimo 3 edições e periodicidade definida;
    Eventos que tenham alternado sua realização em pelo menos outros dois países distintos nas edições anteriores;
    Eventos internacionais ou competições esportivas, com média de 150 participantes nas edições anteriores, sendo pelo menos 25% de turistas estrangeiros. No caso de competições esportivas, serão considerados como participantes os espectadores.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher ficha de solicitação do apoio

      O solicitante deverá identificar, dentre as fichas contidas na portaria nº 62, de 30 de Junho de 2015, qual corresponde ao apoio desejado.

      Canais de prestação

        Web : 

      Consultar

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      Para apoio à captação
      • Declaração de exclusividade da cidade brasileira candidata

      Para apoio à captação de eventos esportivos
      • Publicação de pelo menos cinco matérias jornalísticas em veículos não sediados no país que recebeu as edições anteriores

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Enviar ficha de solicitação de apoio

      Após o preenchimento da ficha de solicitação de apoio, o solicitante deverá encaminhá-la por e-mail à divisão de turismo de negócios e eventos da EMBRATUR.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      wilson.freitas@embratur.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Obter resultado da análise da ficha de solicitação de apoio

      A EMBRATUR analisará a solicitação de apoio, com base nos critérios exigidos na Portaria nº 62 de 30 de junho de 2015, e comunicará ao solicitante o resultado, no prazo de até 10 dias.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      informado na inscrição.

        Telefone : 

      61 2023 8652

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) útil(eis)
    4. Enviar informações complementares

      Após a aprovação da EMBRATUR, o solicitante deverá enviar as informações necessárias para execução do apoio.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      wilson.freitas@embratur.gov.br

        Telefone : 

      61 2023 8652

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      Apoio Institucional - Para produção de folder, banner e cartaz
      • Carta convite - carta da entidade ou informações específicas do evento que deseja promover

      • Texto sobre a cidade sede do evento

      • Logomarcas de apoiadores em alta resolução

      Apoio Institucional - Para criação do ofício de apoio institucional
      • Nome e cargo do destinatário

      Apoio Institucional - Para envio de brindes promocionais da EMBRATUR
      • Nome, endereço completo, telefone e CPF/CNPJ do destinatário

      Apoio Institucional - Produção de dossiê de candidatura (apoio à captação)
      • Conteúdo que comporá o dossiê: infraestrutura da cidade, descritivo do proponente, projeto.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    5. Apresentar relatório

      Relatório da ação de captação/promoção de evento internacional desenvolvida.
      Deverá ser apresentado para a Embratur no prazo de 10 dias úteis após o término da ação, conforme ANEXO V da Portaria nº 62, de 30 de junho de 2015.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      wilson.freitas@embratur.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Varia conforme apoio.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Wilson Freitas
    Divisão de Turismo de Negócios e eventos
    Telefone: 61 2023 8652
    Email: wilson.freitas@embratur.gov.br


    Este é um serviço do(a) Instituto Brasileiro de Turismo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Portaria nº 62, de 30 de junho de 2015


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:






    • Urbanidade;

    • Respeito;

    • Acessibilidade;

    • Cortesia;

    • Presunção da boa-fé do usuário;

    • Igualdade;

    • Eficiência;

    • Segurança; e

    • Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Inscrever-se para participar em feiras internacionais de turismo
  • Obter apoio financeiro para a realização de eventos científicos e tecnológicos no país
  • Realizar inscrição em eventos de promoção comercial no exterior
  • Obter autorização de uso de imagens e vídeos da EMBRATUR
  • Cadastrar iniciativa de destaque no Prêmio Nacional do Turismo
  • Cadastrar-se no Programa Turismo com Música
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MICENegócios e EventosCaptaçãoPromoçãoTurismoCongresso
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