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Você está aqui: Página Inicial Serviços Extração de dados da Plataforma Lattes

Extração de dados da Plataforma Lattes

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As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
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Ciência e Tecnologia

Assistência Especializada > Documentos e Informações
Extração de dados da Plataforma Lattes (Extrator Lattes) " Lattes Extrator" , " Extração Lattes" , " Extrator Lattes"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Extrator Lattes, regulamentado pela Resolução Normativa CNPq nº 01/2023, permite que instituições realizem a extração de conjuntos de dados de currículos e de grupos de pesquisa disponíveis na Plataforma Lattes, com fins à integração junto a seus respectivos sistemas de informação. Com a criação da Plataforma Lattes, diversas instituições  descontinuaram seus sistemas próprios informação curricular e passaram a adotar a Plataforma como solução unificada e centralizada. Dentre as ações passíveis de serem realizadas com dados obtidos por meio do Extrator Lattes, destaca-se:

    • Operacionalização de seleções internas;
    • Identificação de pareceristas;
    • Seleção de recursos humanos altamente qualificados;
    • Geração de indicadores internos de produção científica e tecnológica;
    • Realização estudos através da aplicação de ferramentas de análise de dados; e
    • Apoio a implementação e avaliação de políticas de gestão.
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Poderão solicitar acesso ao Extrator Lattes as instituições que se encaixem nos seguintes perfis: 

    • Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT);
    • Fundações de apoio;
    • Agências de fomento;
    • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT);
    • Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT);
    • Órgãos de pesquisa.

    São requisitos necessários ao acesso:

    • Definição de responsáveis legais pelo acesso (preenchimento e assinatura do formulário);
    • Possuir endereço IP fixo;
    • Desenvolver, ou adquirir, solução tecnológica para utilização Extrator Lattes.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Obter maiores informações sobre o serviço

      Solicitar informações sobre o serviço e respectivos formulários de adesão.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cnpq.br

        Telefone : 

      (61) 3211-4000

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Após o contato com a Central de Atendimento do CNPq, será disponibilizado formulário e termo de responsabilidade para preenchimento pela instituição interessada. O responsável pelo preenchimento deverá declarar concordância com os termos do serviço oferecido, bem como informar respectivos responsáveis técnico e legal que responderão pela instituição para tratar assuntos referentes ao Extrator Lattes junto ao CNPq.

      Solicitação por pessoa física:
      • A pessoa física somente poderá ter acesso ao Extrator Lattes a partir e sob responsabilidade da instituição a qual esteja vinculada, devendo efetuar diretamente com esta os trâmites e procedimentos técnicos de extração.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Envio da documentação e obtenção do acesso

      Envio dos formulários preenchidos e obtenção das orientações para acesso.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cnpq.br

        Telefone : 

      (61) 3211-4000

      Tempo de duração da etapa

      Até 72 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 5 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    O atendimento negocial especializado pode ser acionado através e-mail: atendimento@cnpq.br O atendimento telefônico se dá pela Central de Relacionamento do CNPq através do número (61) 3211-4000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (horário de Brasília/DF). O canal de atendimento ouvidoria@cnpq.br também podem a ser acionado. Este é um serviço do(a) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Este é um serviço do(a) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • http://portal-intranet.cnpq.br/web/instrumentos-legais/normas;jsessionid=a8dJtV8vNFf7Wdx6tIGDau0I.undefined?p_p_id=novaintranetportlet_WAR_novaintranetnormasportlet_INSTANCE_K10sxXmgp0lm&norma=view&idNorma=21350241


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Cadastrar-se no Currículo Lattes
  • Diretório de Grupos de Pesquisa
  • Obter bolsas para formação de recursos humanos
  • Obter credenciamento de pessoa física, junto ao CNPq, para importação de bens destinados à pesquisa
  • Importar bens para pesquisa via CNPq
  • Submissão na Plataforma Brasil de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos para avaliação ética
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: plataforma lattescurrículo latteslattes extratorgrupos de pesquisadiretório de grupos de pesquisa
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